Movimento Pela Vida realiza ações de conscientização no trânsito e carreata em Arroio do Meio

Projeto é desenvolvido pelas empresas Sulati, ValeLog e CFC Arroiomeense. Evento também destinará valores para UTI do Hospital São José


0
Carreta leva a frase “eu escolho voltar para casa” criada pelos próprios motoristas (Foto: Sulati / Divulgação)

Criado há sete anos pela Sulati de Arroio do Meio, o evento “Movimento Pela Vida”, guiado pela frase “eu escolho voltar para casa”, é realizado em parceria com outras duas empresas do município: ValeLog e CFC Arroiomeense, e visa promover ações de conscientização no trânsito. A programação deste ano começa com atividades no dia 24, na próxima terça-feira, e vai até o sábado, dia 28, quando será feito o encerramento com uma carreata, que contará com venda de salsichão com pão por R$ 5, e o valor arrecadado será doado para UTI do Hospital São José de Arroio do Meio.


OUÇA A REPORTAGEM 


Uma das proprietárias da Sulati, Liselena Bersch Neumann (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme uma das proprietárias da Sulati, Liselena Bersch Neumann, a primeira iniciativa do movimento foi feita por motoristas e auxiliares da empresa. “Se reuniram, sentaram, planejaram a primeira carreata, e também escreveram em conjunto, a frase que representa eles em todo o Rio Grande do Sul, que é: ‘Eu escolho voltar para casa’. Naquele ano a carreata aconteceu, deu um ótimo resultado, e assim, sucessivamente”, explica. Diante disso, entenderam que seria importante abrir a proposta para novos parceiros e pessoas da comunidade. “Tivemos adesão da ValeLog, cooperativa aqui do nosso município e também do CFC Arroiomeense”.

Comunidade em geral de Arroio do Meio também é convidada a participar da carreata (Foto: Sulati / Divulgação)

A programação da próxima semana envolve as escolas das três redes de ensino de Arroio do Meio e será voltada para turmas do 8º ano e do Ensino Médio. “Particulares, estaduais e municipais, e terá uma atração especial para o 8º ano, que será o uso da bicicleta nesse ambiente coletivo que chamamos de trânsito”, relata. Serão ações nos dias 24 e 25 de maio, em parceria com o Projeto Vida Urgente e Sest Senat, quando serão realizadas atividades práticas com o andar de bicicleta em realidade virtual e também identificar os “pontos cegos” no trânsito, através de um caminhão.

Já no dia 26 de maio, às 20h, será feita uma palestra com o Frei Jaime de Caxias do Sul, para discutir questões que envolvam drogas, álcool e família com os alunos do Ensino Médio, pais e comunidade, e a forma como esses assuntos refletem no trânsito. Quem quiser prestigiar a ação deverá fazer a doação de 1kg de alimento não perecível. Já no dia 28, para encerrar a semana do Movimento Pela Vida, será realizada a carreata que chega a sua 5ª edição.

“É uma carreata de conscientização pelas principais ruas de Arroio do Meio de forma consciente, respeitando as regras de trânsito, faixa de pedestres, ruas laterais, tentando fazer com que o movimento normal do município continue, mas que ela rode para mostrar para comunidade que é possível viver em harmonia entre qualquer tipo de veículo, seja ele grande, médio, pequeno, o pedestre, ou a bicicleta”, pondera a empresária.

A concentração para carreata será a partir das 7h30, em um sábado pela manhã, nos pátios da Sulati e da Girando Sol. A saída será realizada às 8h30 com benção dos veículos em frente à Igreja Matriz. Já o almoço será na ValeLog, ao custo de R$5 (pão com salsichão). Também haverá atrações, venda de bebidas no local e erva-mate para chimarrão. Para adquirir os ingressos basta se dirigir aos pontos de venda que são na Sulati, CDL, ValeLog, CFC Arroiomeense, Secretaria de Educação de Arroio do Meio e Imobiliária Joner. No mês de setembro, o movimento fará novas ações que serão voltadas para séries iniciais e alunos do 9º ano da rede escolar de Arroio do Meio.

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui