Movimento popular cobra respostas da administração municipal de Estrela na Câmara de Vereadores

Grupo formado por cerca de 100 pessoas protestou antes da sessão por medidas tomadas pela prefeitura e cobrou melhorias em diversos setores


0
Foto: Reprodução / WhatsApp

Movimento popular que reivindica demandas em diversos setores da administração municipal de Estrela, culminou em uma manifestação, na noite desta segunda-feira (1°), na Câmara de Vereadores. O grupo formado por, aproximadamente, 100 pessoas portando faixas e cartazes, cobra o executivo por melhorias e explicações tomadas, de acordo com eles, a revelia da comunidade, nas áreas da saúde, educação, cultura, esporte, infraestrutura e desenvolvimento urbano.

“Foi um movimento muito bom. Tivemos uma reunião antes da sessão com os vereadores, aos quais pedimos apoio. O primeiro passo é a área da saúde. Mas temos mais temas, em setores que a comunidade não está sendo atendida”, avalia o coordenador do movimento, Carlos Júnior Nascimento.

De acordo com Nascimento, os estopins da mobilização foram a decisão da administração de limitar os atendimentos diários pelo sistema público no PA+, instituição de saúde com a qual a prefeitura mantém convênio, e as férias de uma semana nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). “Tem mães e pais que estão perdendo serviço porque não foram avidados das férias nas Emeis. Foi uma decisão de uma hora pra outra”, comenta Carlos.

Com relação ao episódio envolvendo o PA+, a Secretaria Municipal da Saúde anunciou na sexta-feira (29), a retomada dos atendimentos diários mediante convênio, sem limite de atendimentos diários, da mesma forma que vinha ocorrendo antes da medida que desencadeou a polêmica (https://independente.com.br/prefeitura-de-estrela-confirma-continuidade-nos-atendimentos-sem-limitacao-no-pa/).

“Fake news” e processo contra o PA+

Carlos Júnior Nascimento afirma que vai processar o PA+, por conta de uma suposta “fake news”. Ele comenta que procurou atendimento na instituição e recebeu o comunicado de um servidor sobre a restrição para 90 fichas diárias do PA+. Além disso, aplicações, curativos, retirada de pontos, suturas e etc, somente seriam feitos pelo sistema particular.

No rodapé do papel, que de acordo com Carlos foi mostrado pelo referido servidor, existe um aviso que “é proibido falar que o município fez o corte por falta de dinheiro”. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Saúde afirma desconhecer o comunicado e que é um ofício falso. “Agora estamos entrado com um processo contra o PA+. Eles terão que informar quem foi que fez este ofício “fake”.

A prefeitura diz que não encaminhou este ofício. Alguém fez este ofício e mandou para o PA+. Inclusive na ocasião em que vi este ofício lá quando fui me consultar, pedi para tirar uma foto dele e o atendente não autorizou. Ele deixou o ofício em cima da mesa e aproveitei para tirar uma foto e postei nas redes sociais junto com o recibo de pagamento (pelo atendimento) e na frente do PA+. Foi isso que repercutiu nas redes sociais”, conta.

Foto: Carlos Júnior Nascimento / Divulgação

Reivindicações dos manifestantes

O grupo que participou do protesto na sessão desta segunda-feira (1º), encaminhou ao legislativo um documento com as seguintes demandas:

Saúde

1. PA: Cobrança de consultas e medicações.
2. Farmácia Popular: falta de medicações.
3. Posto de Saúde Central: demissão de pediatras e má atendimento.
4. Secretaria de Saúde: requisições de exames e cirurgias pelo sus, o tempo de espera e de no mínimo 1 ano.
5. Atualização do salário das agentes de saúde, pois a verba já está disponível, porém não foi repassada.
Educação
1. Férias das creches públicas sem aviso prévio aos pais e professores.
2. Professores e monitores da rede municipal não receberam aviso prévio que não iriam receber o vale alimentação nas férias que não estavam previstas no calendário escolar.
3. Demissão de professores auxiliares dos primeiros anos, pois a presença da professora auxiliava no ensino das crianças que sofreram com o déficit de ensino devido a pandemia.
4. Demissão da secretaria de educação, pois não está resolvendo os problemas na rede de educação de Estrela.
5. Alimentação das crianças nas creches e escolas, a quantidade que é enviada pela cozinha central muitas vezes não supre a fome das crianças.
6. Abertura de novas vagas nas creches municipais para berçário e maternal. Sanar a grande lista de espera.
7. Construção e abertura de nova creche.

Cultura e Esporte

1. Incentivo a atividades culturais e esportivas no contra turno escolar: bicicross, dança, luta, canoagem, futebol etc.
2. Incentivo a Aeca que faz um trabalho importante com nossas crianças e adolescentes e ainda representam nosso município em inúmeros campeonatos estaduais e brasileiros.
3. Encaminhamento dos jovens ao mercado de trabalho, com cursos profissionalizantes e estágios através do menor aprendiz como exemplo.

Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano

1. Reabertura do acesso da rótula da White Martins que faz ligação do bairro imigrantes ao bairro pinheiros, a saída e entrada da cidade no horário do pique das 18:00 hrs ficou inacessível.
2. Esgoto ao céu aberto e ruas sem calçamento.
3. Cemitério Novo Paraíso: remoção dos corpos sem aviso e autorização das famílias. Promessa de construção de um ossário, pois os restos mortais dos familiares estão atirados em uma cova sem identificação nenhuma.
4. Nova área de terra para construção de novo cemitério municipal.
5. Delegacia de Policia Civil aberta 24 horas, pois é preciso se locomover a lajeado para realizar ocorrência no turno da noite.

Um abaixo-assinado virtual, organizado por Carlos Júnior Nascimento, circula nas redes sociais e contava com 287 assinaturas até às 11h desta terça-feira (2). O organizador do movimento projeta os próximos passos do grupo. “Vamos realizar uma nova manifestação. Em breve, divulgaremos a data e o local”, adianta.

A reportagem entrou em contato com a administração municipal de Estrela, através de sua assessoria de imprensa. Conforme a assessoria, por enquanto, ainda não há um posicionamento do executivo sobre o protesto.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui