Mudanças no cálculo do preço do leite animam produtores de Estrela

Valor de referência teve aumento no mês de maio em época de elevação no consumo do produto


0
Entrevista no Programa Realidade com Lauro Schmitt (Foto: arquivo Rádio do Vale)

Foi divulgado nesta terça-feira (25) o valor de referência do leite para maio. O preço pago ao produtor é de R$ 1,5260. Isso representa um aumento de 6% com relação ao mês anterior. A elevação foi motivada pelas mudanças nos padrões de cálculo por parte do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul, o Conseleite.


ouça a entrevista 

 


 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela, Rogério Heemann, concedeu entrevista ao Programa Realidade da Rádio do Vale e salientou que as alterações eram reivindicadas pelas entidades que representam os agricultores. Pela sistemática antiga, o valor ficaria cerca de 7% menor. A partir do novo padrão, o produtor receberá uma quantia mais justa pelo litro de leite.

Rogério Heemann ainda lembrou que nesta época do ano a captação do produto é menor com a aproximação do inverno. A relação da oferta e da procura também eleva o valor, impulsionado pelo retorno das aulas presenciais.

Outra notícia que animou o produtor foi a assinatura do decreto de renovação do Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, o Fundoleite. A reativação após cinco anos permitirá maiores investimentos em assistência técnica para o setor. GL

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui