Mulheres formam a maioria do eleitorado gaúcho

Levantamento mostra o perfil do eleitorado gaúcho que vai às urnas em novembro.


0
Foto: Divulgação

A maioria de mulheres e com ensino fundamental incompleto. Essas são duas das características do eleitorado gaúcho que está apto a participar da pleito deste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Conhecer o perfil do eleitor é importante também para as estratégias de partidos e candidatos. Neste ano, dos 8,4 milhões de eleitores, distribuídos por 497 municípios gaúchos, 52,5% são mulheres, que representam 4.422.947 de votantes; e 47,5% de homens, total de 4.000.361.

Nos últimos anos, o Brasil tem vivenciado um progresso no debate público em torno da valorização e dos direitos das mulheres. A participação feminina na política é uma das questões que têm ganhado destaque. E o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é um dos protagonistas no assunto, com iniciativas para promover a ampliação da presença das mulheres nos espaços de poder, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
Para dar publicidade às ações da Corte Eleitoral nesse sentido, a Assessoria de Comunicação do Tribunal produziu uma série de matérias sobre o tema.

Uma vez por semana, será pulicada no Portal do TSE uma reportagem da série. A primeira matéria aborda a atuação normativa do TSE, que tem adequado os textos de suas resoluções para garantir e aumentar a participação feminina na política, em conformidade com a legislação vigente e a jurisprudência do Tribunal.

Fonte: www.tse.jus.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui