Município de Estrela apura prejuízos com a enchente

Equipes de servidores passaram em diversos bairros para fazer levantamento junto a famílias atingidas.


0

Um plano para levantar os prejuízos causados pela enchente do Rio Taquari nas áreas mais atingidas, assim como as maiores necessidades das famílias afetadas foi colocado em prática no município de Estrela. Nesta terça-feira (13), equipes formadas por servidores municipais passaram nos bairros onde a cheia ocasionou mais estragos. Na visita aos lares, verificaram presencialmente a situação e fizeram entrevistas com os moradores para a coleta de dados e a posterior ajuda mais direcionada. O levantamento seguirá nos próximos dias.

Ao todo mais de 50 servidores de diversas secretarias municipais, entre elas Saúde, Administração, Educação, Esportes e Lazer, e outros setores, foram divididos em grupos. Coordenados pela Defesa Civil de Estrela, e a partir de um mapeamento das áreas mais atingidas, realizaram visitas aos bairros. Identificados com crachás, coletes, utilizando máscaras e tomando os cuidados em razão da pandemia, passaram de rua em rua, casa por casa, preenchendo um relatório que apurou dados como a composição familiar, o contexto social relacionado a emprego e renda, as perdas com as enchentes e, entre outras informações, se já receberam algum tipo de auxílio por parte do governo.

Os relatórios serão repassados pela Defesa Civil para o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, que é utilizado para obter recursos junto ao Governo Federal. Também ajudarão na formação de um cadastro que será utilizado pela Assistência Social, onde será possível verificar, com mais eficiência, a situação de cada bairro, rua e família, ajudar no direcionamento dos auxílios, respeitando os casos mais urgentes, como para evitar a duplicidade dos benefícios. As famílias que ainda estão desalojadas ou desabrigadas também farão parte do relatório. Nesta terça-feira mais três famílias voltaram para suas casas. No momento,19 famílias e mais de 75 pessoas seguem desabrigadas. AI/RC


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui