Município e empresas preveem melhorias no transporte público de Lajeado

Novas linhas e paradas, além da implantação de ônibus aos domingos serão estudadas


0
Foto: Divulgação

A falta de informações sobre os horários e itinerários dos ônibus públicos de Lajeado, a grande quantidade de passageiros em horário de pico e a qualidade dos abrigos foram os temas centrais do programa Operação Conjunta especial desta quinta-feira (30), na Rádio Independente. Os entrevistados foram Darci Werner, da Ereno Döor; Pedro Guarnieri, diretor da Empresa Expresso Azul; Fabrício Schneider, do sindicato patronal; e o vereador Isidoro Fornari Neto.

Durante os últimos dias diversas reclamações de usuários do transporte público municipal chegaram até as equipes de reportagem do Grupo Independente.

Paradas de ônibus

Os itinerários dos ônibus e os horários não estão disponíveis. O serviço existia antes do início da pandemia. “Antes da pandemia tínhamos um modelo de placas indicativas considerado arcaico na informação de horários. Ter placas não é o modelo ideal. Se há uma alteração, temos que trocar todas as placas. É uma logística complicada de fazer. Hoje temos novas tecnologias avançadas e acessíveis. Temos site, aplicativo e as demais plataformas. Com relação às pessoas de idade podem telefonar ou até mesmo ir ou pedir para alguém ir até a empresa para buscar a relação de horários”, diz o presidente do Sindiônibus, o sindicato patronal das empresas de Ônibus dos vales do Taquari, Rio Pardo e Jacuí, Fabrício Schneider.

Paradas de ônibus modernas – Algumas paradas no município necessitam de ajustes. “Estamos licitando, e deve sair o resultado nos próximos dias, oito paradas novas. Esta licitação é para entregar aos usuários em torno de quatro paradas modernas de 15 metros e quatro com 12 metros de extensão, modernas e climatizadas. Semelhantes às que temos na frente da Padaria Suíça, por exemplo. O usuário tem prioridade e as paradas devem estar em condições para que eles possam utilizar”, afirma o vereador Isidoro Fornari Neto.

Linha Lajeado – Cruzeiro – condições de estradas – trafegabilidade

Hoje a empresa Ereno Döor atende a linha intermunicipal. São 18 horários por dia entre Lajeado e Cruzeiro do Sul, de segunda a sexta-feira. E aos sábado são 12 horários. “Carregamos somente usuários de intermunicipal. Quem pega na cidade para descer na mesma cidade paga o preço do intermunicipal. Estamos com o projeto para ainda neste mês de julho implantar novamente a linha via ERS-130. Vamos fazer um teste de 60 ou 90 dias para ver se realmente precisa. Vamos ver a estatística”, afirma Darci Werner, da empresa Ereno Döor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui