Municípios atingidos pela enchente do Rio Taquari pedem auxílio com horas/máquina ao Estado

Ajuda é necessária para recuperar estradas e trechos da barranca do rio.


0
Foto: Reprodução

Em videoconferência realizada na noite da quinta-feira (30), prefeitos das 11 cidades mais atingidas pelas enchentes do Rio Taquari, entre os dias 8 e 12 de julho, pediram ao governo do Rio Grande do Sul auxílio com horas/máquina para recuperação de pontos destruídos com a cheia.

A reunião virtual foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, e pelo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan. Também participou da reunião o secretário de Governança e Gestão Administrativa, Claudio Gastal.

Durante a videoconferência, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, relatou sobre os prejuízos em infraestrutura no município. “Tivemos diversos pontos da barranca do Rio Taquari que foram destruídos com a força da água”, observou. O prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, também destacou a necessidade de recuperar estradas. “Todos os anos temos enchente, mas nunca foi assim. Esta deixou muita sujeira, muita destruição. Seria importante um auxílio em horas/máquina do Estado, só com a estrutura do município fica difícil recuperarmos tudo o que é necessário”, salientou Busatto.

Nesta sexta-feira (31), a Amvat deve enviar um ofício à Assembleia Legislativa com dados de quais as necessidades de cada uma das 11 cidades afetadas pela cheia, além de Santa Tereza, que pertence à região da Serra. “Estamos fazendo um pedido regional de ajuda para nossos municípios”, enfatizou Kaplan.

O secretário de Governança e Gestão Administrativa, ao final da reunião, afirmou que ouviu a reivindicação dos prefeitos. “Eu vou verificar onde temos recursos para horas/máquina e onde temos possibilidade de recursos para auxiliar nessa questão”, informou Gastal. AI/NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui