Municípios do Vale do Taquari articulam roteiro regional da cerveja artesanal

Proposta foi discutida na sexta-feira (23), em Estrela, com representantes de prefeituras e empreendedores.


0
Foto: Paulo Ricardo Schneider

Representantes de municípios e empreendedores que atuam no ramo cervejeiro reuniram-se na manhã de sexta-feira (23), em Estrela, para discutir a formatação de um roteiro regional da cerveja artesanal. A iniciativa é da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), incentivada pela Prefeitura de Estrela, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur). “Nossa intenção é dar início ao roteiro ainda em 2020. Neste momento pós-pandemia queremos aproveitar a tendência de incentivo ao turismo local para dar os primeiros passos, pois a cultura cervejeira é a essência da nossa comunidade”, diz a secretária de Cultura de Estrela, Carine Schwingel.

Seis municípios participaram do encontro — Estrela, Colinas, Lajeado, Bom Retiro do Sul, Santa Clara do Sul e Teutônia — representados pelas prefeituras ou empreendedores, assim como o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart. Já para a próxima semana cada prefeitura deve apresentar um diagnóstico informando os pontos de produção e comercialização, de produção de insumos — há produtores em Santa Clara do Sul, Bom Retiro do Sul e Roca Sales — assim como locais públicos que possam ser inseridos nos roteiros. “A partir disso será feito um projeto de comunicação e divulgação e apresentado material específico para as agências, para comercialização. As prefeituras serão apoiadoras no sentido de proporcionar infraestrutura, como sinalização e acessos”, salienta Carine.

No encontro também foi proposta a realização de um grande evento cervejeiro por ano, que ocorreria de forma itinerante entre os municípios que integrarem a rota, reunindo toda a atividade econômica, cultural e turística que envolve a produção da cerveja artesanal.

Diversos municípios já realizam promoções de forma individual, e será organizado um calendário regional. No dia 10 de novembro, por meio de programa do Sebrae/RS, agência de Teutônia lança o roteiro Tour Cervejeiro do Vale, com informações disponíveis em no portal www.vivaors.com.br. AI/RC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui