Muro da Emef Nova Viena, no Bairro Olarias, recebe intervenção artística do projeto Arte na Cidade

Os artistas Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristina Leonhard foram uns dos vencedores com o tema “origens”


0
Intervenção foi feita no muro da EMEF Nova Viena, no Bairro Olarias (Foto: Caroline Silva)

Pontos específicos de Lajeado seguem recebendo intervenções artísticas dos vencedores do 2º Concurso Arte na Cidade. O quarto local a começar a receber a arte foi o muro da Emef Nova Viena, no Bairro Olarias, nesta segunda-feira (18).

Os responsáveis pela obra em andamento são a dupla Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristina Leonhard. Os artistas foram uns dos vencedores com o projeto ‘’Origens’’. Maiara explica que a ideia da pintura é fazer com que a tecnologia não apague o legado deixado pelos antepassados. “A gente fez a arte voltada para o tema que eles nos sugeriram. A nossa proposta é trazer as origens, com referências da bandeira, e voltado para essa ideia mais humana, que a gente pode usar a tecnologia mas sempre lembrar de nossas origens”, destaca.

Formados em design, a jovem conta que a dupla se conhece desde a faculdade e se juntou para participar do concurso porque tinham experiência apenas com trabalhos em ambientes fechados. “Nossos trabalhos eram voltados para espaços menores então tínhamos a insegurança de fazer em locais maiores e optamos por nos desafiarmos juntos”, comenta.

Nem mesmo o forte sol que predominava na tarde desta segunda desmotivou os artistas. Água e uma caixinha de som inspiravam ainda mais a dupla. Maiara diz que é recompensador a construção da obra de arte. “A parte mais legal é, independente de resultado financeiro, estarmos aqui pintando e alguém parar e nos perguntar sobre o trabalho ou elogiarmos”, ressalta.

Demais locais

Com o tema “Celebrando os 130 anos de Lajeado”, os cinco projetos artísticos de intervenção urbana escolhidos estão sendo realizados no Muro do Presídio Estadual de Lajeado no bairro Florestal, no Ginásio SAMB, no bairro Jardim do Cedro, no Ginásio da Associação de Moradores do bairro Montanha, no Muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nova Viena, no bairro Olarias, e no Centro Esportivo Municipal Mário Lampert, no bairro São Cristóvão.

O 2º Concurso Arte na Cidade conta com o apoio de uma empresa de tintas e os selecionados receberam R$ 10 mil para a execução da intervenção nos espaços principais e secundários.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui