Museu de Ciências Naturais da Univates organiza evento virtual gratuito sobre botânica

Atividade é alusiva ao Dia Internacional da Fascinação pelas Plantas e ao Dia Internacional dos Museus


0
Foto: Tuane Eggers / Divulgação

O Dia da Fascinação pelas Plantas e o Dia Internacional dos Museus dividem a mesma data: 18 de maio. Para celebrar a ocasião, a equipe do Museu de Ciências (MCN) Univates está programando um evento. Na ocasião, será realizada a palestra virtual “Grupos botânicos e o fascínio pelas plantas”, que tem como objetivos estimular o encantamento pelas plantas e chamar a atenção para a importância do estudo da botânica para a conservação do meio ambiente. O evento acontece no dia 18 de maio, a partir das 19h. Para mais informações, acesse www.univates.br/eventos. A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade interessada no tema. 

Celebrado no dia 18 de maio, o Dia da Fascinação pelas Plantas foi criado pela Organização Europeia de Ciência de Plantas (EPSO) para despertar o interesse e o fascínio pelas plantas e destacar sua importância. Comemorado no mesmo dia, o Dia Internacional dos Museus objetiva incentivar a população a visitar e apreciar os museus. 

Os palestrantes 

A atividade virtual será uma mesa-redonda com a participação de três botânicos convidados e a mediação da professora doutora Elisete Maria de Freitas, pesquisadora da área de Botânica e curadora do Herbário do Vale do Taquari (HVAT).  

Juçara Bordin: graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestrado e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo. 

Gustavo Hiroaki Shimizu: graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), mestrado e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

Felipe Gonzatti: graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela UCS, mestrado e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fascínio pelas plantas 

O HVAT, que tem em seu acervo mais de 5 mil exemplares de plantas, é uma das coleções mantidas pelo MCN. Diversos estudos de mestrado e doutorado vinculados aos programas de pós-graduação e trabalhos de conclusão de cursos de graduação utilizam de alguma forma o acervo em suas pesquisas, constituindo um importante espaço para a promoção do conhecimento sobre conservação e distribuição das espécies.

MCN Univates: 21 anos de educação e divulgação científica 

Em maio, além de celebrar o Dia Internacional dos Museus, o MCN também comemora seu próprio aniversário. Em 2021, o Museu de Ciências completa 21 anos de atividades. O espaço recebeu, ao longo de duas décadas, mais de 100 mil visitantes, que puderam aprender mais sobre ciências com seus acervos e exposições. As coleções somam mais de 135 mil itens e tombos de patrimônio pertencentes ao Vale do Taquari e a outras regiões do Brasil. 

Enquanto laboratório, o MCN Univates é um espaço de iniciação científica e de capacitação técnica dos estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade, além de prestar assessorias e consultorias para a comunidade regional em suas áreas de atuação (arqueologia, história regional, preservação de fontes históricas, acarologia, botânica, ecologia e evolução, paleobotânica e evolução de biomas e zoologia). O espaço também tem como finalidades produzir conhecimento científico sobre aspectos ambientais, priorizando as dinâmicas regionais, e ser espaço para divulgação e educação científica. 

No momento, o MCN retomou as atividades presenciais. Visitas individuais e em grupo podem ser agendadas pelo e-mail mcn@univates.br.  AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui