Músicas tradicionalistas são apresentadas no projeto Sacada Cultural em Lajeado

Participaram os integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Bento Gonçalves


0
Foto: Pietra Darde

Quem passou pela Casa de Cultura de lajeado ao meio dia desta sexta-feira (2), pôde ouvir declamações e músicas tradicionalistas vindas do alto, da sacada do prédio histórico. O evento era a segunda edição da Sacada Cultural, um projeto que busca acolher os artistas da região, além de valorizar o próprio patrimônio histórico. Desta vez, participaram os integrantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Bento Gonçalves.

Conforme a coordenadora da Casa de Cultura, Ana Paula Vieira Labres, a ideia do projeto é receber artistas de Lajeado e região que desejarem mostrar sua arte nas sacadas da Casa de Cultura. “O espaço é aberto para todos os artistas e para todos os tipos de manifestações culturais. A Casa de Cultura é um espaço que busca aproximar a comunidade da arte, seja por meio das oficinas ou dos projetos artísticos. E esse projeto surgiu com esse mesmo propósito de valorização artística”, ressaltou Ana Paula.

Nesta segunda edição, foi a vez de Daniel Rauber, Luíse Grauck e Carlos Augusto Stein Trierweiler, integrantes do CTG Bento Gonçalves, se apresentarem. O trio declamou poemas e cantou músicas tradicionalistas clássicas. “Achei o evento muito oportuno, já que não se pode fazer eventos com grande público devido à pandemia. Essa também é uma forma de divulgar a cultura gaúcha para o povo lajeadense. Para mim, a cultura é essencial, e quando eu tenho a oportunidade e a possibilidade de participar desse tipo de evento, não penso duas vezes”, contou o gaiteiro Carlos Augusto Stein Trierweiler, 17 anos.

Valdecir Bergmann, 38 anos, estava no intervalo do trabalho quando as músicas chamaram sua atenção. “Vim comer algo na praça e as músicas me chamaram atenção, porque gosto muito desse estilo musical. Achei bem legal, uma coisa diferente de se ver na cidade”, disse Valdecir.

O projeto iniciou na última semana com a apresentação dos alunos de violão da Casa de Cultura, Oliver Monteiro Gugel e Davi Assis. Para Oliver, o projeto Sacada Cultural foi sua primeira oportunidade de mostrar o seu talento. “Foi uma experiência muito única porque foi a primeira vez que eu me apresentei para mais pessoas. Achei a ideia muito bacana por também divulgar os artistas. Espero poder participar mais vezes”, contou Oliver Monteiro Gugel, 14 anos.

O projeto não tem datas previstas, uma vez que acontece de acordo com a disponibilidade dos artistas. Pessoas interessadas em se apresentar no Sacada Cultural podem entrar em contato com a coordenação da Casa de Cultura, por meio do telefone (51) 3982-1081. AI/RC

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui