Mutirão de limpeza dará início ao processo de revitalização da Cascata Santa Rita em Estrela

Programação prevista para o próximo sábado (31) será feita com ajuda da comunidade e também contempla a realização de trilha ecológica e um piquenique


0
Cascata Santa Rita está localizada no interior de Estrela, há cerca de 8 quilômetros da parte urbana da cidade (Foto: Gabriela Hautrive)

A tranquilidade do local, com apenas o barulho da queda da água e o canto dos pássaros em meio a natureza, são características da Cascata Santa Rita, localizada no interior de Estrela. Porém, o cenário de abandono com lixos acumulados no espaço e vegetação sem cuidados, são alguns fatores que afastam a população e fazem da cascata um ponto turístico esquecido no Vale do Taquari. Há quatro anos sob concessão de uma empresa privada, a área recentemente voltou a ser de responsabilidade do poder público municipal.

Para mudar a realidade e trazer o espaço novamente para comunidade, a prefeitura busca revitalizar o lugar. A primeira etapa do processo será no próximo sábado, dia 31 de julho, com realização de um mutirão de limpeza, com trilha ecológica e piquenique.


OUÇA A REPORTAGEM


Diretora do Departamento de Meio Ambiente de Estrela, Tanara Schmidt (Foto: Gabriela Hautrive)

Conforme a diretora do Departamento de Meio Ambiente de Estrela, Tanara Schmidt, o objetivo principal é tornar o ambiente propício para comunidade poder usufruir dele. “Queremos resgatar esse local e torná-lo de forma sustentável, fazer programas de educação ambiental envolvendo a comunidade e trazer essa consciência, essa educação para toda comunidade estrelense”. Segundo Tanara, o território tem potencial com uma biodiversidade muito grande. “Bioma mata atlântica, com várias espécies nativas e uma unidade de conservação do município”, completa.

A programação do sábado também conta com realização de uma trilha ecológica (Foto: Gabriela Hautrive)

O projeto de educação ambiental visa a visitação de crianças através das escolas, prática de trilhas e outras atividades. “Para que a comunidade conheça o espaço e utilize ele de forma consciente, demonstrando a sua importância”, acrescenta.

A diretora do Meio Ambiente também informa que o projeto busca a integração de pilares básicos para o andamento do trabalho. “Questão ambiental, social e econômica aqui no município”. Um dos problemas atualmente no espaço é o difícil acesso até a cascata, tendo que descer um barranco com pedras e obstáculos devido aos galhos de árvores presentes no caminho, além de pouco espaço para estacionamento de veículos. Segundo Tanara, essas melhorias também estão previstas no projeto de revitalização. “Vamos fazer um acesso melhor, fazer um cercamento também desta área, disponibilizar lixeiras e melhorar a questão do estacionamento, então estamos trabalhando também para melhorias no acesso ao local”, ressalta.

Conforme a diretora, todo o planejamento é feito com ampla divulgação e participação da comunidade, não somente quem está no entorno da cascata, como também o restante da população e órgãos de segurança. “Contamos também com apoio muito forte do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, por conta da segurança no local, além da Defesa Civil”, explica. A programação do próximo sábado (31) começa por volta das 9h com mutirão de limpeza, seguido de trilha ecológica às 11h e piquenique ao meio-dia. “Respeitando é claro todos os protocolos referente a pandemia”, destaca a diretora. Para participar das atividades é preciso fazer uma inscrição prévia sem custos, clique aqui e faça a sua. https://abre.ai/c3Ps. No formulário você irá informar o nome completo, telefone, data de nascimento e cidade de origem, depois sinalizar em quais horários da programação deseja participar. Em caso de chuva o evento será transferido.

Cascata Santa Rita

A Cascata Santa Rita está localizada no interior de Estrela, há cerca de 8 quilômetros da parte urbana da cidade, com acesso através da Estrada Santa Rita. A cascata é um local procurado com frequência no período do verão, destaca-se pela beleza da queda d’água e o verde da natureza. Atualmente há placas no local proibindo a prática de banho na cascata. No espaço já funcionou uma hidroelétrica que abastecia antigamente o município de Estrela.

Confira imagens feitas na cascata na manhã desta terça-feira (27)

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui