Mutirão de Limpeza recolhe toneladas de entulhos e lixo verde em Estrela

Governo de Estrela antecipou operação no Bairro das Indústrias, que visa combate a focos do mosquito da Dengue


0
Foto: Divulgação

Agendado inicialmente para a próxima sexta-feira (1), o Mutirão de Limpeza contra a Dengue no Bairro das Indústrias foi antecipado. Uma reunião de emergência realizada no sábado (26), no gabinete do prefeito Elmar Schneider, decidiu pelo início das operações ainda no domingo (27), até como forma de aproveitar a previsão de tempo bom, já que a chuva atrapalhou outras etapas marcadas. Hora depois a força tarefa, com dezenas de profissionais da Secretaria de Infraestrutura Urbana e outros departamentos, já estava nas ruas, em trabalho que seguiu ao longo de todo o sábado, seguiu no domingo e teve prosseguimento nesta segunda-feira (28). Proposta é que mutirão se torne itinerante pelos bairros da cidade. No próximo sábado (2), das 7h às 17h, será a vez dos bairros Moinhos e Marmitt.

De acordo com o prefeito, a justificativa para a ação imediata é de que não se poderia perder mais tempo na batalha contra o mosquito. “Precisamos de uma mobilização imediata. Na cidade e no interior. O mosquito é pequeno, mas o problema é enorme”, decidiu. Menos de três horas depois da reunião as equipes já estavam nas ruas do Bairro das Indústrias. Segundo o titular da Secretaria de Infraestrutura Urbana, Osmar Müller, a ação obteve grande resultado. “Foram muitos terrenos limpados. A equipe de roçada atuou junto e assim segue. Nossos caminhões recolheram muito material. Foram dezenas de pneus velhos, colchões, móveis e outros objetos, além de lixo verde. Foi uma ação paralela também para o bem do meio ambiente”, resumiu.

Números

Ao todo foram mais de 45 metros cúbicos de lixo, 50m³ de móveis velhos, colchões e outros entulhos, como também, mais de 20m³ de galhos e lixo verde triturado. “Os moradores colaboraram também fazendo a limpeza dos pátios quando viram que estávamos executando o trabalho”, conta. Müller destaca que o Governo está fazendo sua parte, mas que é preciso ajuda de todos, principalmente de moradores e donos de comércios. “É necessário que eles realizem um prévio descarte, coloquem estes materiais nas calçadas para que possamos fazer o recolhimento mais facilmente, pois nem sempre temos acessos aos pátios, e que depois se evite o acúmulo de lixo nos pátios, principalmente daqueles elementos que possam reter água e virar potenciais focos das larvas do mosquito da Dengue e outras doenças”, frisa. “Que essa medida já seja agora tomada previamente pelos moradores dos bairros Moinhos e Marmitt, onde atuaremos no próximo sábado”, frisa. AI/VM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui