Na 29ª rodada, mapa preliminar do Distanciamento Controlado recebe 15 pedidos de reconsideração

Após 11 semanas, o Vale do Taquari voltou para a bandeira vermelha e também encaminhou recurso


0

Pela segunda semana consecutiva com maioria de regiões em vermelho, o mapa preliminar do Distanciamento Controlado recebeu, até as 6h da manhã deste domingo (22), prazo limite para o envio de recursos, 15 pedidos de reconsideração. Todos são de regiões ou municípios em bandeira vermelha, que caracteriza risco epidemiológico alto.

O mapa preliminar da 29ª rodada, divulgado na sexta-feira (20), trouxe 13 regiões em vermelho: Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Canoas, Ijuí, Caxias do Sul, Uruguaiana, Erechim, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Passo Fundo, Guaíba, Santa Maria e Lajeado.

O Gabinete de Crise vai analisar os pedidos e divulgar o mapa definitivo na tarde desta segunda-feira (23). A vigência das novas bandeiras começa à 0h de terça-feira (24) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (30).

Das 21 regiões Covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. As outras 18 já adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo.

Conforme a orientação do modelo, regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam). A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo.

Classificação
Após 11 semanas, o Vale do Taquari voltou para a bandeira vermelha em classificação preliminar da 29ª rodada das bandeiras no Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada no fim da tarde desta sexta-feira (20). A nota atribuída pelo Estado à Região de Lajeado foi 1,51, sendo que 1,49 já seria suficiente para ficar na bandeira laranja. Apesar do regresso na classificação preliminar, não haverá mudanças em relação às restrições na próxima semana. Em, Lajeado, segundo o prefeito Marcelo Caumo, haverá um reforço na fiscalização dos protocolos respeitados em bares, restaurantes e pubs. Caso a região tenha duas bandeiras vermelhas consecutivas, as aulas presencias serão suspensas em todas as redes, conforme o protocolo estadual. A rodada do mapa definitivo para a semana de 24 a 30 de novembro será conhecida na próxima segunda-feira (23). Na última semana, a região de Lajeado teve 664 casos e quatro mortes. No semana anterior foram 544 infectados e cinco óbitos. Os números apontam um aumento de 22% nos casos e nos óbito houve uma redução de 20%. Dos 65 leitos de UTI disponíveis no Vale do Taquari, 44 (67,7%) estavam ocupados às 17h desta sexta-feira.

Fonte: Governo RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui