Na bandeira preta, horários do meio da manhã e meio da tarde são suprimidos no transporte coletivo de Lajeado

Nesta segunda-feira, usuários reclamaram da falta de ônibus e superlotação. Diretor da Expresso Azul explica mudanças nos itinerários.


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Foto: Gabriela Hautrive

O diretor da Expresso Azul, Pedro Guarnieri, explicou nesta terça-feira (2), no programa Redação no Ar, a redução de itinerários de ônibus no transporte público observado nesta segunda-feira (1º) em Lajeado. Conforme ele, a empresa circulou com menos veículos em função da bandeira preta. A Expresso Azul projetou um volume menor de usuários, de acordo com as novas medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19.

A concessionária implantou os horários realizados aos sábados. Porém, já no meio da manhã desta segunda percebeu que a medida era inadequada em função da quantidade de trabalhadores em atividade, explica o diretor. À tarde se alterou o sistema para voltar aos horários de meio de semana, com exceção dos itinerários com menor demanda, detalha Guarnieri. “Foram readequados os horários. Apenas os horários de menor demanda foram suprimidos, e até agora tem funcionado de forma satisfatória”, observa.

Conforme ele, a Expresso Azul tem uma frota de 34 coletivos para o transporte público de Lajeado. Na pandemia, tem andado com 20 ônibus, mas ontem foram 16 circulando, com uma quilometragem menor. Normalmente, são 3 mil kms por dia, e na segunda-feira foram 1,2 mil. O volume de passageiros tem sido aproximadamente 3,5 mil; ontem, a estimativa foi de 1,3 mil passageiros. Apesar da redução, o diretor da empresa se mostra surpreso com a quantidade de idosos que utilizaram o transporte coletivo. “No dia de ontem foram mais de 100 idosos que viajaram”, relata.

Guarnieri explica que há diferenças de horários nas bandeiras vermelha e preta. “Esses horários de meio da manhã e meio da tarde foram suprimidos, porque a demanda já na bandeira vermelha é reduzida. Na bandeira preta seria praticamente inexistente. Geraria um custo sem retorno. Então, esses horários foram suprimidos”, reforça. “No início da manhã, ao meio-dia e fim da tarde os horários estão preservados”, conta.

A concessionária, que assumiu o transporte coletivo de Lajeado em junho de 2020, espera o reinício das aulas para que o total estimado de usuários se concretize no dia a dia. Pelo edital, seriam cerca de 6,5 mil passageiros em potencial na cidade. Hoje, porém, chega a 20% disso em função da pandemia.

A Expresso Azul já encaminhou pedido à Prefeitura de Lajeado para reajuste do valor da tarifa, atualmente em R$ 3,90. A concessionária também solicitou um subsídio para compensar as perdas econômicas no período. De acordo com o diretor, a tarifa atual está defasada, e em outros municípios se cobra mais de R$ 5,00 no transporte coletivo.

Saiba mais

Confira os horários atualizados dos itinerários da Expresso Azul em Lajeado.

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