Na primeira sessão da nova legislatura, vereadores definem comissões da câmara

Das quatro comissões, apenas uma não será comandada pelo partido do prefeito Marcelo Caumo, o PP


0
Foi a primeira sessão de 2021 da câmara de Lajeado (Foto: Caroline Silva)

Na primeira sessão do ano e da nova legislatura, os vereadores de Lajeado definiram os representantes das quatro comissões. Apenas uma não será comandada pelo partido do prefeito Marcelo Caumo, o PP. Sendo assim, Alex Schmitt fica responsável pela Justiça e Redação; Finanças e Orçamento com Heitor Hoppe; e Obras e Serviços Públicos com Fabiano Bergmann, que também foi anunciado secretário da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP). Com isso, o vereador suplente do mesmo partido Mozart Pereira Lopes (PP), ficará no lugar de Medonho e consequentemente estará na comissão de Obras e Serviços Públicos. Já, Ana da Apama (MDB) ficou com a Comissão de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Ação Social.


OUÇA A REPORTAGEM

 


Na oportunidade, o vereador Sérgio Kniphoff (PT) voltou a falar sobre o avanço da Covid-19 e também chamou a atenção para o uso da máscara dentro da câmara de vereadores. “Eu entendo as reuniões presenciais, mas aqui dentro é o único lugar que eu trabalho e que as pessoas tiram a máscara para falar. Eu sei que as pessoas estão cansadas, mas precisamos nos debruçar sobre esse tema, as vacinas não vão trazer uma segurança a curto prazo. Espero estar enganado, mas podemos estar vivendo momentos bem difíceis depois das festas de natal e final de ano”, ressalta.

Sérgio Kniphoff (PT) voltou a chamar a atenção para a Covid-19 (Foto: Caroline Silva)

Eder Spohr (MDB) também abordou a questão do coronavírus e comentou sobre uma situação que presenciou na UPA de Lajeado. “Na segunda-feira fui na UPA porque havia machucado a mão. Na espera, percebi que a UPA tem uns 70m² e tinha 27 pessoas lá dentro de máscara, mas com certeza é o lugar mais perigoso de contágio de Lajeado, porque a maioria estava tossindo. A maioria devia estar com suspeita ou infectados. Até sugeri para que nos dias de sol coloquem bancos para o lado de fora”, conta.

Eder Spohr (MDB) comentou sobre a pandemia (Foto: Caroline Silva)

Estreando na tribuna, o vereador Alex Schmitt (PP) destacou o tema da educação e elogiou o trabalho feito pela secretária da pasta, Vera Lucia Plein. “Gostaria de destacar um projeto que tenho um carinho todo especial, que é a forma de prestar educação que está sendo implementada na Emei Santo Antônio, onde tive o prazer de poder participar da construção desse novo modelo em parceria com a Univates. As crianças de um dos bairros mais carentes de Lajeado terão acesso a uma educação de ótima qualidade em uma parceria público-privada, que com certeza dará certo”, declara.

Alex Schmitt (PP) destacou a educação (Foto: Caroline Silva)

Já Lorival Silveira (PP) voltou a defender o projeto de liberdade econômica, de sua autoria. “O projeto de liberdade econômica foi aprovado por essa casa e eu apresentei ele. Na última sexta-feira eu sancionei ele, e o prefeito silenciou. Tive a honra de sancionar o projeto. Não podemos confundir liberdade econômica com código de posturas. Horário de trabalho é código de postura, e não podemos pensar só em ganhar dinheiro. Temos que pensar no descanso, no fator humano. Não se resume apenas em dinheiro”, ressalta.

Também novo na tribuna, Marcio Dal Cin (PSDB), falou sobre pontos que Lajeado precisa melhorar, e destacou a falta de acessibilidade. “Durante o governo do Caumo a gente conversou com a Secretaria de Administração e Planejamento, de como deveria ser feito e depois foi feito de uma forma errada. Hoje eu não consigo andar por duas quadras seguidas em uma calçada em Lajeado. Tenho uma cadeira motorizada que me dá uma mobilidade maior, mas imaginem uma pessoa idosa ou um cadeirante que tem sua cadeira manual? Não pode sair de casa”, desabafa.

Marcio Dal Cin (PSDB) (Foto: Caroline Silva)

Único projeto aprovado

Na sessão, apenas um projeto de lei foi colocado em votação e recebeu aprovação de todos os parlamentares. A proposta complementar de autoria do Executivo prorroga os contratos temporários de trabalho de dois monitores de creche e dois professores de anos finais até o fim do ano.

Novos projetos

A vereadora mais votada desta legislatura, Ana da Apama apresentou dois projetos de lei ao legislativo. Um deles institui o censo municipal de animais no município de Lajeado, visando o controle populacional e dá outras providências.O outro regulamenta a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público, denominada “parklet”.

Ana da Apama (MDB) apresentou dois projetos de lei (Foto: Caroline Silva)

A parlamentar aproveitou para comentar sobre cada um e pedir o apoio dos vereadores. “Dentro de Lajeado há muito sofrimento dos animais, e conviver com eles, mesmo eles não falando, e eu entender eles, não tem preço, e machuca muitas vezes. Por isso a minha bandeira principal é a causa animal. O censo animal é o projeto base para que a gente possa fazer qualquer outro projeto. O segundo é um projeto que já tramitou em 2018. Conto com todos vocês”, disse.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui