Não estamos sós? Cientistas encontram evidências de vida em Vênus

Descoberta foi feita com ajuda do JCMT (Telescópio James Clerk Maxwell), no Havaí, e do Alma (Observatório Grande Matriz Milimétrica do Atacama), no Chile.


0
A fosfina foi detectada na superfície de Vênus (Imagem: Jaxa/Isas/Akatsuki Project Team)

Poderia haver vida no nosso vizinho mais próximo, Vênus? Pois um time internacional de astrônomos detectou evidências de atividade microbiana na atmosfera do planeta. A impressionante descoberta foi divulgada nesta segunda-feira (14), em uma transmissão da Royal Astronomical Society no YouTube.

A descoberta foi feita com ajuda do JCMT (Telescópio James Clerk Maxwell), no Havaí, e do Alma (Observatório Grande Matriz Milimétrica do Atacama), no Chile.

Eles não encontraram vida diretamente, mas sim uma importante evidência: a presença de fosfina. Nas grandes quantidades em que foi encontrado, o gás pode ser resultado de processos biológicos e, consequentemente, de seres vivos.

“Este foi um experimento feito por pura curiosidade, na verdade —aproveitando a poderosa tecnologia do telescópio e pensando em instrumentos futuros. Achei que seríamos capazes de descartar cenários extremos, como nuvens recheadas de organismos. Quando descobrimos os primeiros indícios de fosfina no espectro de Vênus, ficamos em choque!”, disse a líder da equipe Jane Greaves, da Universidade de Cardiff.

Fonte: UOL Internacional 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui