“Não sei quem está mais doente, se é a UPA ou quem vai lá buscar recursos”, critica presidente da Câmara de Lajeado

“A Univates precisa urgentemente rever a gestão da UPA, porque como está não atende”, argumenta Deolí Gräff


16
Jornalista, escritor e vereador Deolí Gräff (Foto: Tiago Silva)

O presidente da Câmara de Lajeado, Deolí Gräff (PP), criticou duramente a qualidade do atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado, localizada no Bairro Moinhos D’Água. Para o parlamentar, a gestão da unidade, sob responsabilidade da Fundação Univates, deve uma resposta. “A questão da saúde é nevrálgica, muito delicada”, entende.

“Não sei quem está mais doente, se é a UPA ou quem vai lá buscar recursos. A UPA está muito deixando a desejar, literalmente. Não está atendendo a expectativa de Lajeado. Eu, neste fim de semana, acompanhei uma paciente e eu fiquei abismado com o que eu vi la na UPA. Eu fiquei uma hora, domingo de tarde. O que meu olhos viram e meus ouvidos escutaram é de apavorar”, afirma.

“A Univates precisa urgentemente rever a gestão da UPA, porque como está não atende”, argumenta o vereador. Deolí diz que a universidade justifica que há uma pesquisa de safistação com mais de 80% de avaliação positiva no atendimento.

“Mas quem faz a pesquisa?”, indaga ele, para responder que são os próprios atendentes. Segundo o vereador, em sua observação, não viu nenhum paciente responder qualquer tipo de questionário, o que reforça suas dúvidas quanto à avaliação. “Pelo que eu vi, o índice de satisfação está muito pouco. Ocorreram episódios que são profundamente lamentáveis, e a administração da UPA vai ter que dar uma resposta”, defende.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

16 Comentários

  1. O vereador não falou que a upa provavlmente deve ser projetada p um número x de atendimentos que já deve te passado a muito tempo. Pois além da população aumentada, casos de COVID, dengue, gripe também cresceram. Poderia ter sugerido o aumento da estrutura do serviço, ou o aumento do númro de funcionarios nas equipes que já tão sobrecarregadas. Existe um único serviço de saúde que comporte a população de um município intero? Porque no final das contas, todos recorrem a upa. E depois reclama.

    • Ele está certo dou toda razão a upa e uma vergonha nem com os profissionais que tinham antes não éramos bem atendido agora piorou são tudo estagiário não médicos de verdade já com dores na coluna de chorar e ficar esperando 4hiras pra ser atendido os médicos ficam num bolinho nas salas com o telefone tudo dando risada se esquecem de atender uma falta de respeito com o ser humano não dá nem pra explicar é uma vergonha uma upa tem que ter proficionais colacam estagiário s para ter menos custo e encher os bolsos vergonha total já passei por algumas nesta upa

  2. O Sr. Deoli deveria não passar uma hora na UPA e sim trabalhar lá de voluntário. Alguém que ganha quase nove mil reais por mês, deveria se dedicar a conhecer exatamente como funciona um serviço de emergência, que como diz o próprio nome, serve para o atendimento de urgências emergências. Ao invés de desmerecer o trabalho da equipe, deveria trabalhar na construção de soluções. Mas é fácil criticar quando se ganha abastadamente. Mas me conte sr. Deoli, como vereador, eleito pelo povo e para o povo, qual a sua contribuição em termos de trabalho para solucionar a questão? Um jornalista, vereador, empresário pode e deve contribuir mais do que reclamar comodamente da Tribuna. Desça do salto vereador e mostre a que veio.

  3. Rose, criticar é a coisa mais fácil do mundo. Ir para uma tribuna, quando se ganha mais de 9 mil reais para 4 encontros mensais por algumas horinhas, é jornalista, empresário é o mais fácil. Dizer a uma população o quê ela quer ouvir, ao invés de construir soluções, dá mais voto. A UPA serve para urgências e emergências, mas é sobrecarregada com pessoas que a procuram por coisas que seriam para postos de saúde. Mas os postos não atendem em horários que as pessoas possam procurá-los. A saúde de Estrela, funciona de forma muito mais eficaz. A UPA tem capacidade física limitada e uma equipe superdedicada, que faz das tripas coração para atender bem as pessoas. Mas isso vereador, só sabe que conhece os problemas e não quem quer fazer plataforma de votos criticando. Apareça por lá mais vezes, trabalhe como voluntário, talvez consiga aprimorar o seu próprio trabalho.

  4. É mais uma desculpa. Aumento de demanda. Então, aumenta os serviços, o espaço. É muito passar a mão, porque é Univates, se fosse uma terceira já haviam botado abaixo. É muito dinheiro federal estadual e municipal, para pouco serviço prestado. Está na hora de providências vereadores .

  5. SEO DEOLI FALA TANTO POR QUE INVES DE ESTAR CRITICANDO NÃO BUSCA RECURSO PRA FAZER OUTRA UPA … PELO TAMANHO DA POPULAÇÃO DE LAJEADO JA DEVERIA TER OUTRA UPA OUTRA UNIDADE PRA POPULAÇÃO.
    FALA MUITO E NEM FAZER NADA PRA QUE TER TANTO VEREADORES SO PRA FAZER NUMEROS E COMER DINHEIROS EM 4 ANOS!

  6. Hahahahah. Deoli, avisa o Secretário da Saúde, que pertence ao governo do qual tu faz parte, para olhar a atenção básica! A UPA é serviço de urgência e emergência. Teremos uma população adoecida nos próximos anos se não melhorar a saúde preventiva.

    Melhora os postos de saúde, coloca médicos onde realmente precisa e faça gestão pública de saúde! Duvido que o povo vai pra UPA.

    E sobre a pesquisa de satisfação, ela faz parte do indicador do contrato assinado entre a prefeitura e a UNIVATES.

  7. Show de bola!!! Dane-se o superlotamento como a Srta Rose afirma acima. É preciso sim rever, melhorar. Ou se deixa morrer porque estão cansados? Exauridos de tanto trabalhar?

    A melhor deixa, seriam os servidores públicos serem atendidos exclusivamente no sistema de saúde público. Certamente fariam mais e demandariam mais recursos.

    Você chega morrendo e precisa lidar com a boa vontade de quem está lá para atender. Ou ainda você espera até que as beldades respondam wathsapp!

    Assim como todo cargo público, falta gestão e empenho. À frente Brasil!!

  8. Sério isso?
    Já parou pra analisar, a demanda atendida nos postos de saúde? As pessoas não vão mais nos postos por falta de médico, não vão nos hospitais “das cidades proximas”, pois sabem que serão encaminhadas para Upa, todos escutando um monte de coisa lá no saguão, chega na frente do médico ninguém reclama, por que estão sendo atendidos, a demanda é enorme, mas e o projeto inicial do posto de saúde até as 22h?
    Fala bonito, aquele que não depende, da UPA, eu dependo, e fui sempre bem atendido, demorou sim e muito algumas vezes, mas por que tinha pessoas piores que eu naquele momento. Ao invés de falar fica 24h lá trabalhando. Opa se é que sabe o que é isso. Por isso que votamos no Vavá, o único que foi la esclareceu pra todos o porquê da demora.

  9. Os puxa saco de plantão sempre tem uma resposta mas a realidade é um péssimo serviço prestado só querem saber de embolsar dinheiro da prefeitura .parabéns se fiscalizar maiis vão achar muito podre

  10. Ja tive la cnsultando e enquanto aguardava para fazer um remedio as enfermeiras estavao tudo numa sala de risadas e comentando sobre o big brother e o pessoal esperando para fazer um remedio ai tu vai reclamar elas dizem que. tem que aguarda a vez pessimo atendimento

  11. falouu tudo!!!!! Pouco tempo fui la pra ser atendido recebi diagnostico totalmente errado !!! ainda com remédios desperdiçados!

  12. Pessoal criticando os 9mil do contra-cheque de alguém que foi eleito, mas e quanto ganha o contrato do colégio de estágio por mês??? Pra prestar um serviço ineficiente.. letárgico e no final de 2..3..4 horas de espera,
    o gran finale do diagnósticos errôneo.. com a prescrição de uma dipirona ou paracetamol. Extingue logo este contrato!!! Uma Benzedeira seria mais eficiente ou faz novo Edital solicitando médicos de verdade. Porque dessa forma o único que está sendo atendido, é o financeiro da escola de estágio.

  13. Apoiado Kizi, espero que você seja a benzedeira, aí as pessoas vão procurar você! Já o Juribson vai para o trabalho e nem olha pro lado! Parabéns!!!

    • Kkkkkkk. Sou neta de benzedeira que curou muitas pessoas, inclusive um primo meu que, na época, cursava medicina. Ele perguntou-me: o que ela faz? Respondi: não sei. Além desse primo, minha avó salvou muitas crianças que médicos não conseguiram diagnosticar o que tinham.

      Portanto, favor não falar mal de benzedeiras. Cada qual com sua função.
      Quanto a minha avó, ela não se distraía na hora do atendimento e, quando sozinha, ficava em estado de meditação.
      Talvez o que falta para o curso de medicina é aprender a relaxar com meditação e aprender a focar a atenção.

      Completando, sou de uma família de médicos. Além desse primo, um tio, que foi psiquiatra forense, procurava a minha avó para saber o que fazer para baixar o colesterol, já que na época não havia medicamentos para isso, assim ele aprendeu o poder do conhecimento da cura pelas ervas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui