“Não sou candidato mais, não participarei das eleições”, afirma Edson Brum, sobre seu destino político

Brum tem cinco mandatos na Assembleia. Atual secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, ele é cotado para uma cadeira como conselheiro no Tribunal de Contas do RS


0
Secretário e deputado licenciado Edson Brum (Foto: Divulgação)

“Eu não sou candidato mais, não participarei das eleições. Isso já é uma decisão”, afirmou o deputado estadual licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum (MDB), em entrevista ao Troca de Ideias desta segunda-feira (28).

“São cinco mandatos. Eu já contribui muito, consciência muito tranquila”, garante. “Sempre estive ao lado dos produtores de leite, de suínos e frango. Ao lado dos agricultores. Todas as demandas que chegaram em mim do Vale do Taquari e do Rio Pardo eu fui atrás, para ajudar e defender”, destaca. “Estou muito tranquilo e já cumpri a minha missão, e se abre espaço para gente nova vir aí”, observa.


ouça a entrevista

 


Edson Brum é cotado para uma vaga de conselheiro do Tribunal de Cotas do Estado (TCE-RS), a ser aberta com a aposentadoria do conselheiro decano da corte, Algir Lorenzon. Essa cadeira é de indicação da Assembleia Legislativa, e Brum deve ser o indicado pela bancada do MDB, em acordo interno. Quando abrir a vaga, pontua o político, ele precisará passar por sabatina e ser confirmado pela maioria da Casa. “Independente disso, não serei mais candidato. Não vou participar das eleições como candidato”, afirma.

O emedebista elogiou o pré-candidato do partido ao Governo do RS, escolhido pelo diretório estadual neste domingo (27), Gabriel Souza. Aos 38 anos, ele está em seu segundo mandato como deputado estadual. É médico veterinário, mestre em Direito e pós-graduado em Gestão Pública. Na Assembleia, foi líder de bancada e de governo, além de presidir da Casa em 2021. “Eu fiquei muito feliz com a decisão de ontem”, ressalta Edson Brum. “O Gabriel conhece as demandas do estado”, diz ele, que exalta também a sua capacidade de diálogo com todos os partidos. “É jovem, competente e preparadíssimo”, pontua.

Brum admite a demora do partido em sua definição de pré-candidato, prevista para ocorrer em dezembro e que sofreu diversas reviravoltas até este domingo — inclusive, um grupo tentou postergar novamente a escolha.

Porém, o atual secretário de Desenvolvimento Econômico do RS diz que “o partido é muito forte”, e lembra que o MDB tem mais de 130 prefeitos e mil vereadores, além de oito deputados estaduais e quatro federais. Conforme ele, se somar a população das cidades sob administração da sigla, dá mais de 50% do Estado.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui