Nasa revela imagem que mostra as primeiras galáxias formadas após o Big Bang

Telescópio mais poderoso do mundo foi lançado em dezembro para investigar o início do cosmos


0
Foto: Nasa / Divulgação

A Nasa revelou nesta segunda-feira (11) a primeira imagem de seu novo telescópio espacial, o poderoso James Webb, fornecendo uma imagem sobre o início do universo.

Segundo a agência espacial americana, trata-se da “mais profunda e nítida imagem infravermelha do universo primitivo já capturada”. A imagem, repleta de pontos de luz de vários tamanhos, mostra muitas estrelas, com galáxias massivas e outras mais fracas e extremamente distantes. Parte delas foi formada logo após o Big Bang, há cerca de 13,7 bilhões de anos.

A divulgação ocorreu na Casa Branca, com a participação do presidente Joe Biden, que afirmou ser “um dia histórico”. A Nasa irá revelar mais quatro imagens que incluem a visão de um planeta gasoso gigante fora do Sistema Solar, uma nebulosa onde as estrelas nascem e morrem em beleza espetacular, e a atualização de uma imagem clássica que mostra cinco galáxias fortemente agrupadas dançando umas em torno das outras.

Webb é o maior e mais poderoso telescópio do mundo e foi lançado ao espaço em dezembro de 2021, na Guiana Francesa. O equipamento usa câmeras térmicas infravermelhas para capturar partes do espectro eletromagnético invisíveis a olho nu. O infravermelho permite que os astrônomos vejam através de nuvens de poeira que, de outra forma, bloqueariam a visão.

Fonte: DW Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui