Navio com mais de 40 pessoas e quase 6 mil vacas afunda perto do Japão

Confira as informações do programa Correspondente Independente das 8h.


0

Um navio com 43 tripulantes e 5,8 mil vacas naufragou após emitir um pedido de socorro em meio a ao tufão Maysak, que passava pela costa oeste do Japão. Um único sobrevivente foi resgatado até agora pela Guarda Costeira japonesa. O “Gulf Livestock 1”, que seguia para um porto da China, lançou um pedido de ajuda na madrugada de quarta-feira (2), quando estava a 185 km da ilha japonesa Amami Oshima, de acordo com a France Presse. As equipes de resgate só encontraram na noite de quarta um chefe de oficiais filipino de 45 anos. Ele afirmou que o motor do navio parou e que uma onda fez a embarcação virar antes de afundar. O sobrevivente disse ter colocado o colete salva-vidas e pulado na água após chamar seus colegas, mas que não viu outros tripulantes enquanto esperava para ser resgatado. O operador do navio, Gulf Navigation Holdings PJSC, com sede em Dubai, nos Emirados Árabes, não comentou o incidente.

União deve indenizar viúva de ex-deputado catarinense que teve o mandato cassado na ditadura militar

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) proferiu na terça feira (1°) decisão determinando que a União pague R$ 100 mil a título de indenização por danos morais a Ieda Sonira Becker Macarini, viúva do advogado Paulo Macarini, que teve o mandato eletivo de deputado federal cassado pelo governo militar brasileiro em 1969, em decorrência da edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5).Originalmente, em 2014, a ação havia sido julgada improcedente pela 4ª Vara Federal de Curitiba e em recurso de apelação cível interposto ao TRF4. O entendimento adotado na época pela Justiça Federal paranaense e pelo Tribunal foi de que já teria ocorrido a prescrição do pedido de danos morais. Entretanto, no ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) admitiu um recurso especial movido pela autora e determinou o retorno dos autos ao TRF4 para que fosse reapreciado o mérito da apelação no tocante ao pedido de indenização por danos morais.

Papa Francisco pede que Líbano ‘não seja abandonado’ após explosão em Beirute

O Papa Francisco dedicou uma longa mensagem ao Líbano nesta quarta-feira (2), país que, segundo o pontífice, enfrenta um “perigo extremo” e não pode ser “abandonado à própria sorte”. Em sua primeira audiência geral ao ar livre e com público desde o início da pandemia de coronavírus no Vaticano, o Papa pediu aos fiéis do mundo inteiro que participassem de uma “jornada universal de jejum e oração pelo Líbano na próxima sexta-feira (4)”, quando completará um mês das explosões no porto de Beirute, que devastaram a capital do país, matando 188 pessoas.

Codevat realiza Audiência Pública Regional da Consulta Popular na próxima terça-feira

O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), realiza Audiência Pública Regional da Consulta Popular, na próxima terça-feira (8), às 9h30. Na pauta estará a Consulta Popular 2020/2021. A assembleia ocorrerá de modo virtual pela plataforma Google Meet. O link de acesso pode ser conferido no site independente.com.br. AI/RC

Vale do Taquari chega a 100 mortes por Covid-19

Cem moradores do Vale do Taquari já perderam a luta contra a Covid-19 e faleceram em decorrência da doença. O número foi alcançado nesta quarta-feira (2), quando o governo do Rio Grande do Sul reconheceu mais três mortes de pessoas da região. Os óbitos mais recentes são de pacientes de Lajeado, Muçum e Taquari. Dezessete cidades da região já registraram falecimentos pela doença. O primeiro caso ocorreu no dia 23 de abril, com um homem de 37 anos, de Lajeado.

Prefeitos da região e Consisa realizam assembleias nesta quinta-feira

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa-VRT) realizam assembleias nesta quinta-feira (3). As duas reuniões ocorrem no Estrela Palace Hotel, em Estrela, com início às 9h30. A Amvat tratará de temas como a avaliação da Cogestão do modelo de Distanciamento Controlado, volta às aulas e realização de eventos esportivos nos municípios. Nesta terça-feira (1º) pela manhã, o presidente da Amvat e prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, participou de mais uma videoconferência com o Governo do Estado, juntamente com a Famurs e representantes das demais associações de municípios do RS para discutir a retomada das atividades nas escolas. Conforme a assessora Leany Lemos, do Comitê de Dados e do Gabinete de Crise do Estado, o retorno será facultativo. AI / GH

Mulher entra em trabalho de parto e bebê nasce em ônibus da Frederes

Uma nova “mamãe” da cidade de Tapes lembrará do dia 2 de setembro para sempre. Isso porque após entrar em trabalho de parto, ela teve seu bebê no interior de um ônibus da empresa Frederes. O parto inusitado foi relatado pela Rádio Web Tapes na tarde desta quarta-feira (2), através do Facebook. Segundo a publicação, o caso ocorreu na localidade de Douradilho, na cidade de Mariana Pimentel. Até o momento, não há informações sobre a identidade da mulher ou o sexo do bebê. Ainda segundo a Rádio Web Tapes, a criança está em atendimento no Hospital Nossa Senhora do Carmo, em Tapes, bem como o seu bebê. Ela foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Produção e apresentação: Júlio César Lenhard
Próxima edição: hoje, ao meio-dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui