Nem tudo é diferente: a política mantém sua raiz

Confira os bastidores da política e as notícias 'quentes' da região na coluna do Fabiano Conte.


0

No começo da campanha eleitoral se ouvia dos candidatos e estrategistas que a forma de pedir voto seria diferente das campanhas passadas. A pandemia e as restrições impostas pela legislação seriam os motivos para mudar o jeito de abordar o eleitor. Na prática pouca coisa mudou. Não temos os carros de som andamento pela cidade com as músicas poluindo os ouvidos (só em raras exceções) e os comícios (comum em muitas cidades) que foram cortados. De resto, tenho acompanhado campanhas iguais às do passado. As redes sociais estão mais fortes, mas não substituem o jeito tradicional, que é a entrega de material em papel e o contato direto com o eleitor, considerado fator determinante para a conquista do voto. Passam os anos, a lei muda, a fiscalização aumenta, mas a política mantém sua raiz.

Vacina politizada

Em todo o mundo, há evidências crescentes que a pandemia está começando a ter a chamada segunda onda. As novas infecções crescem na Alemanha, França e Espanha. As hospitalizações nos EUA, para a Covid-19, atingiram o nível máximo de dois meses. Não sou especialista, mas parece que o vírus se propaga com maior intensidade no inverno, então por uma questão lógica, deveremos ter uma significativa queda no número de casos por aqui e um aumento nos Estados Unidos e na Europa, onde chegará o inverno em breve. E, por aqui, se discute procedência da vacina (não sua qualidade), se ela deve ou não ser obrigatória, com a temática política mais forte que a científica.

Líder do seu tempo

Lajeado perdeu na sexta-feira (23) um de seus líderes políticos. Darci José Corbellini morreu aos 85 anos. Estava afastado da vida social por conta de problemas de saúde. Foi prefeito na época em que Lajeado era maior em território e menor em arrecadação. E com outro método de trabalho. Foi contundente oponente da Arena. Comprou brigas e fez inimizades por conta disto. Deixou suas ações marcadas na cidade e interior. Ajudou no início da Fates, hoje Univates, e construiu o prédio onde até hoje funciona a sede da prefeitura.

Curtas:

** Em Teutônia, expectativa é grande para o debate com os candidatos a vice-prefeito. Será domingo pela manhã no Colégio Teutônia. A promoção é do Grupo Popular e terá transmissão pela rádio e redes sociais do grupo.

** No Grupo Independente, Rádios Independente e Do Vale, domingo de manhã, tem o debate com os candidatos a prefeito de Estrela. Os sete candidatos estarão reunidos a partir das 9 horas.

** Trem dos Vales atrai turistas de fora da região. O ministro do Turismo já foi convidado para acompanhar os roteiros.

** O isolamento prolongado tem mexido com o psicológico das pessoas e ninguém aguenta mais ficar em casa. Prova disso é que a busca por viagens cresceu 32% na semana antes do Dia das Crianças este ano.

** Na tentativa de recuperar espaço e crescer nas pesquisas de intenção de votos, o prefeito do Rio de Janeiro liberou a abertura dos barracões das escolas de samba. Os desfiles de carnaval ainda não foram agendados (talvez sejam cancelados), mas a festa já está garantida. Agora só falta a volta da torcida aos estádios.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui