Nepal inclui terceiro gênero no censo

Além de homem e mulher, os entrevistados poderão dizer que são de um outro gênero ao responder o questionário


0
Foto: Prakash Mathema / AFP

O Nepal incluiu uma terceira opção de gênero em seu censo —além de homem e mulher, os entrevistados poderão dizer que são de um outro gênero ao responder o questionário. O censo começou a ser feito no último sábado (26). A comunidade LGBTQIA+ da nação do Himalaia espera que, com o resultado do censo, seja possível ampliar os seus direitos. Funcionários do Escritório Central de Estatísticas começaram a visitar casas em todo o país de cerca de 30 milhões de habitantes.

O Nepal possui leis mais progressistas sobre homossexualidade e direitos de pessoas trans do que seus vizinhos. Em 2007, qualquer discriminação por gênero ou orientação sexual é proibida. Desde 2013, há um terceiro grupo de gênero nos documentos de cidadania. Dois anos depois, o Nepal começou a emitir passaportes com a opção “outros”.

No entanto, os ativistas dos direitos dos homossexuais e transexuais nepaleses afirmam que a comunidade LGBTQIA+, estimada em cerca de 900 mil pessoas, ainda sofre discriminações, principalmente no trabalho, sistema de saúde e educação. Os militantes LGBTQIA+ denunciam que a falta de dados dificulta o acesso a benefícios aos quais têm direito.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui