Neste sábado tem início a quarta temporada de passeios do Trem dos Vales

Cerca de 35 mil pessoas devem participar dos passeios, em três meses. Coordenador Rafael Fontana explica que a ideia é tornar as viagens regulares


0
Foto: Divulgação

Neste sábado (6) tem início a quarta temporada de passeios do Trem dos Vales. A edição de 2022 será realizada durante os meses de agosto, setembro e outubro, em um total de 60 passeios. Serão três meses de diversão, histórias, cultura, natureza e aventuras pela Ferrovia do Trigo, em um percurso de 45 quilômetros. Conforme o coordenador Rafael Fontana, em entrevista ao Troca de Ideias desta terça-feira (2), é esperada a participação de cerca de 35 mil pessoas, e cerca de 90% dos bilhetes já estão vendidos.

Segundo ele, para essa nova temporada há novidades dentro dos trens, que tiveram a sua estrutura interna e atendimentos ampliados e qualificados. Nos passeios haverá um trabalho de prestação de serviços e informações, bem como atividades de integração e sorteios. A viagem tem duração de cerca de 2h30. São 12 vagões, com capacidade para até 586 pessoas. Rafael Fontana adianta que neste ano uma locomotiva de 1957 a diesel foi restaurada com pintura original e se soma ao passeio.

À Rádio Independente, o coordenador do Trem dos Vales explicou como anda o pleito para passeios regulares, definitivos e semanais da locomotiva pela região. Segundo Fontana, um projeto executivo foi apresentado à Rumo Logística. A ideia seria para o trecho de Estrela a Guaporé, com três rotas diferentes: Muçum-Guaporé, Estrela-Colinas e Roca Sales-Colinas. Em Estrela, seria necessário ainda a restauração de dormentes dos trilhos.

“Acreditamos que tem demanda. Hoje o Vale do Taquari é um destino que recebe um bom número de visitantes. Então, já permite que tenhamos outras atrações para isso. A nossa projeção desse trem definitivo é de transportar por viagem de 300 a 400 pessoas. Não nessa quantidade de quase 600 que estamos transportando hoje. É um número menor para ter semanal, em sextas, sábados e domingos. Mas sim: já enxergamos como uma necessidade e um fluxo de pessoas que poderia fazer esses passeios”, ressalta o coordenador do Trem dos Vales.

Rafael Fontana entende que a região já apresentas números importantes na economia que envolve o turismo, e vem progredindo. Segundo ele, os empreendedores da área devem pensar em atrativos e qualificação de infraestrutura hoteleira, de hospedagem e alimentação, para receber os visitantes.

Rafael Fontana, coordenador do Trem dos Vales (Foto: Fernanda Kochhann)

Dias e horários dos passeios

No mês de agosto serão realizados passeios nos dias 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28, em setembro nos dias 3, 4, 7, 9, 10, 11, 17, 18, 20, 24, 25 e 30. Já em outubro nos dias 1º, 7, 8, 9, 12, 15, 16, 22, 23 e 29.

Nesta edição serão duas opções de passeio: uma com saída de Guaporé, às 9h, e a outra de Muçum, às 14h. O valor do passeio por pessoa será de R$ 148,00 e os bilhetes podem ser adquiridos site www.tremdosvales.com.br ou pelo telefone (47) 3307-9977.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui