Nível do rio deve ultrapassar 20 metros em Estrela, calcula coordenador da Defesa Civil do município

Se o nível do rio subir 30 centímetros por hora, remoção de famílias será necessária na manhã desta quarta-feira.


0
Foto: Tiago Silva

A Defesa Civil está em alerta para a enchente no Vale do Taquari. “Com essa chuva que estamos tendo na bacia do Rio Taquari, possivelmente teremos uma enchente”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Estrela, Sandro Bremm. “Acreditamos que, com o que choveu até o meio-dia desta terça-feira (7), podemos passar dos 20 metros em Estrela”, estima ele, já sem considerar a chuva da tarde.


ouça a entrevista

 


“Vamos torcer, agora, para que chova o mínimo possível para que tenhamos o mínimo possível de pessoas removidas”, ressalta o coordenador, sobre moradores de áreas baixas que precisam ser deslocados de suas residências em função das cheias.

Em Estrela, as remoções são necessárias quando o nível do rio se aproximada da marca de 21,5 metros. Os bairros mais afetados no município são Oriental, Moinhos, loteamento Marmitt e a parte baixa do Bairro Imigrantes.

“Não podemos precisar qual será a cota máxima, tendo em vista que as chuvas continuam a assolar a região”, analisa Bremm. Conforme ele, na tarde desta terça-feira, a média de chuva na região alta do Vale era de 81 milímetros, na região média 45 milímetros e na baixa, 42 milímetros.

“A média geral de chuva na Bacia do Rio Taquari é de 63 milímetros”, explica. “Isso significa que, tendo em vista que o rio se estabilizou às 14h em 14,75 metros, a partir daí se noma uma média de 6 metros que pode subir”, estima.

Pelos seus cálculos, se o rio subir 30 centímetros por hora, em uma elevação mais lenta e gradual, será necessária a atuação das equipes de apoio na remoção das famílias a partir da manhã desta quarta-feira (8), por volta das 7h em diante.

O coordenador da Defesa Civil de Estrela diz que, além do volume de chuva na parte alta da bacia do Rio Taquari, os arroios e o Rio Forqueta influenciam nas cheias na região. “Os afluentes têm grande importância nas elevações do Rio Taquari”, afirma.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui