Nível do Rio Taquari segue em elevação e deixa Defesa Civil do Vale do Taquari em alerta

Às 21h45 o rio entrou em cota de alerta em Estrela


0
Foto: Cícero Copello/Arquivo

Pela quarta vez em menos de dois meses a Defesa Civil do Vale do Taquari está de plantão monitorando a elevação do Rio Taquari e uma possibilidade de cheia. As constantes chuvas que caíram e caem nas cabeceiras e no leito do Rio Taquari desde esta terça-feira (21), fazem com que o nível do principal manancial do Vale do Taquari esteja em cota de alerta (anterior à cota de inundação) em Muçum, Encantado e Estrela, na noite desta quarta-feira (22).

Acompanhe o nível o Rio Taquari 

Na leitura das 23h45 do site do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Rio Taquari estava com 17,80m – elevação de 34cm em relação a hora anterior. Em Encantado ele havia subido 12cm às 22h45 estava com 10,11m. Em Santa Tereza o rio estabilizou às 21h45, o que é uma ótima notícia, visto que, normalmente o rio estabiliza cerca de seis horas depois em Encantado e dez horas depois em Estrela se não houver novas precipitações volumosas.

A cota de alerta para o Rio Taquari em Estrela é de 17m e a cota de inundação é de 19m. Ainda na noite desta quarta, as primeiras ruas foram interditadas pelas águas em Estrela. Outras vias serão bloqueadas a partir da madrugada em Estrela, Lajeado, Cruzeiro e Arroio do Meio. Segundo previsão do CPRM, o nível do Rio Taquari deverá atingir a cota 18,30m, em Estrela entre 3h e 4h.

As primeiras casas a serem atingidas pelas águas na região são de famílias lajeadenses e é necessário que o rio esteja na cota 21,5m para que isso aconteça.

Texto: Ricardo Sander
ricardosander@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui