No Dia da Árvore, Prefeitura de Lajeado planta 150 ipês-brancos no Bairro Montanha

Conforme levantamento da Secretaria de Meio Ambiente, o município já realizou o corte de 1.066 árvores e plantou, por meio do projeto "Lajeado Mais Verde", 1.607 mudas


0
Alunos do projeto "Guardiões Ambientais Mirins" auxiliaram no plantio dos ipês-brancos (Foto: Caroline Silva)

Nesta terça-feira (21) é comemorado o Dia da Árvore, que tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem. Para marcar a data, a Prefeitura de Lajeado, por meio do projeto “Lajeado Mais Verde”, realizou o plantio de 150 ipês-brancos na Avenida dos Ipês, no Bairro Montanha. Pela manhã também foram entregues mudas de ipês amarelos nas escolas participantes do projeto para posterior plantio nas instituições.

A ação contou com a ajuda dos alunos participantes do projeto “Guardiões Ambientais Mirins”, que participam de oficinas no Jardim Botânico. A bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) e coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Edith Ester Zago de Mello, conta que os alunos ficaram empolgados com a participação. “É para que eles deixem um legado deles com o plantio de suas árvores. Eles estão empolgados, até combinando visitas posteriores para acompanharem o crescimentos das mudas. A ideia é criar esse vinculo com o meio ambiente”, explica.

Conforme a engenheira florestal Sabrina Wolf, já foram derrubadas 1.066 árvores no município, mas em compensação, já foram plantadas por meio do projeto, 1.607 mudas. “Temos um levantamento feito pela Sema 1.066 árvores cortadas, e pelo “Lajeado Mais Verde” temos 1.607 mudas plantadas em área verde, calçadas e avenidas”, conta.

Vice-prefeita Gláucia Schumacher, a bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Edith Ester Zago de Mello, e os guardiões ambientais mirins (Foto: Caroline Silva)

A engenheira diz que a prefeitura sempre busca fazer a compensação das árvores cortadas. “Toda arvore que pertence a via público precisa de um processo legal para ser removida. Um técnico vai fazer a analise. A prefeitura busca sempre fazer a compensação das retiradas”, comenta.

A vice-prefeita Gláucia Schumacher, que acompanhou o plantio, adianta que até o final do ano devem ser plantadas mais 1.000 árvores. “Esse ano temos o plano de plantar mais 1.000 árvores e em outubro vamos lançar o projeto Lajeado mais mais sustentável”, diz.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui