No Dia do Bombeiro Voluntário, comandante da corporação de Teutônia fala sobre o amor à profissão

Emerson Cardozo conta que o heroísmo e o fato de poder trabalhar pela comunidade o motivaram para ser bombeiro voluntário 


0
Sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia (Foto: Divulgação)

Desde o ano de 2017 se comemora no dia 13 de julho o Dia do Bombeiro Voluntário no Rio Grande do Sul. A data é um projeto de lei do deputado estadual Elton Weber (PSB). Também instituído no mesmo ano a “Semana Estadual de Prevenção à Acidentes na Comunidade”, que inicia a partir de 13 de julho anualmente.

“Cerca de 40 profissionais trabalham aqui no comando de Teutônia, sendo que cinco são efetivos, e os outros têm outros trabalhos formais”, explica o comandante dos Bombeiros Voluntários de Teutônia, Emerson Cardozo.


ouça a reportagem

 


Comandante dos Bombeiros Voluntários de Teutônia, Emerson Cardozo (Foto: Divulgação)

Ele conta que o heroísmo e o fato de poder trabalhar pela comunidade o motivaram para ser bombeiro voluntário. Cardozo também explica que o treinamento das corporações voluntárias tem a mesma carga horária dos Bombeiros Militares, porém os Bombeiros Voluntários contam com suas próprias escolas. “Uma das diferenças também é que para se voluntariar os jovens passam por um estágio supervisionado no início e por uma série de inspeções”, explica.

A corporação de Teutônia foi fundada em 24 de abril de 2002, e atende a ocorrências em Teutônia, Paverama, Poço das Antas e Westfália. As administrações desses municípios contribuem com a corporação por meio do repasse de recursos financeiros, assim como as comunidades e o comércio local.

Também são realizados eventos visando angariar valores para a manutenção do trabalho. O quartel, que tem sede própria, dispõe de três caminhões, duas ambulâncias e de um carro para deslocamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui