No Outubro Rosa, Secretaria da Saúde lança cartilha para a retomada de atendimentos e exames

No mês de promoção da saúde das mulheres, deverão ser intensificados procedimentos como mamografias e exames citopatológicos


0
O Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, está iluminado com a cor que motiva a campanha que promove a saúde das mulheres (Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini)

Devido à redução na procura por atendimentos, exames preventivos e vacinas durante a pandemia de coronavírus, a Secretaria da Saúde (SES) publicou uma cartilha digital para orientar os municípios no planejamento das atividades de retomada dos cuidados. As ações são focadas no Outubro Rosa e na campanha de multivacinação, que teve início na última sexta-feira (1), disponibilizando mais de 20 tipos de vacinas para proteger a população do risco de doenças que podem entrar em circulação em função das baixas coberturas vacinais.

No mês de promoção da saúde das mulheres, deverão ser intensificados procedimentos como mamografias e exames citopatológicos. Em 2020, foi registrada uma redução de aproximadamente 42 mil mamografias, em comparação a 2019, representando uma queda de 32%. O rastreamento do câncer de colo despencou em 2020, com a diminuição de 211.508 exames em relação ao ano anterior, o que significou uma redução de 37,63%.

“É muito importante que os gestores municipais implementem estratégias para ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde. Ressaltamos que a retomada da atenção integral à saúde das mulheres terá início em outubro, devendo permanecer ao longo do ano”, afirma a coordenadora da Divisão das Políticas dos Ciclos Vida, que inclui a Política de Saúde das Mulheres, Gisleine Silva.

“Neste ano, além do foco nas ações de prevenção do ao câncer de mama, é importante uma retomada global das ações de promoção da saúde das mulheres.”

Fonte: Governo do RS

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui