No Rio Grande do Sul, ação de combate ao trabalho escravo resgata 26 pessoas somente no mês de julho

Confira as informações correspondente independente das 18h


0
Foto: MPT/Divulgação

A Operação Resgate 2, ação conjunta que reuniu diversos órgãos públicos no combate ao trabalho análogo à escravidão, resgatou 337 trabalhadores neste mês no Brasil. O balanço das ações foi divulgado nesta quinta-feira (28) na Procuradoria-Geral da República.
No Rio Grande do Sul, a operação foi responsável pelo resgate de 26 homens que foram ludibriados com a proposta de emprego em Serafina Corrêa para atuar na apanha de frangos, serviço de recolhimento de aves vivas nas granjas e fazendas fornecedoras de um frigorífico da região. Os resgatados eram todos homens adultos, a maioria oriunda de outros estados, tais como Bahia, São Paulo e Paraná. Havia também dois paraguaios entre os trabalhadores. Três equipes, compostas de procuradores do trabalho, auditores-fiscais do trabalho, defensor público da União, oficiais de justiça e agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão em locais diferentes: no escritório da empresa e em um mercado, além da inspeção dos alojamentos.

Inscrições para o Prouni começam na próxima segunda-feira

Começa na próxima segunda-feira (1º) e vai até o dia 4 de agosto o período de inscrição na edição do segundo semestre de 2022 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação. Fonte: Agência Brasil

PIB americano cai pelo segundo trimestre seguido

A economia americana encolheu a uma taxa anualizada de 0,9% no segundo trimestre de 2022, de acordo com dados do Escritório de Análises Econômicas. É o segundo trimestre seguido que isto ocorre. No primeiro, a retração foi de 1,6%. A queda no PIB reflete reduções nos investimentos em estoques, residências, gastos dos governos. O cenário só não foi pior por causa do crescimento nas exportações e nos gastos de consumo pessoal. Os dados são preliminares. Uma segunda estimativa será apresentada pelo órgão em 25 de agosto. A retração está associada ao aumento na inflação nos Estados Unidos. Nos 12 meses encerrados em junho, os preços ao consumidor aumentaram 9,1%, segundo o Escritório de Estatísticas do Trabalho. A elevação é a maior desde fevereiro de 1981 e foi impulsionada principalmente pelos custos de energia, que contribuíram para a metade do índice.

Quem não pagou o IPVA de 2022 será inscrito em dívida ativa pela Receita Estadual

Os gaúchos que não quitaram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022, vencido no final de abril e com calendário de parcelas encerrado em junho, serão inscritos em dívida ativa pela Receita Estadual. Até esta quarta-feira, ao menos 337 mil pendências eram contabilizadas no Rio Grande do Sul. A medida faz com que o proprietário do veículo tenha o seu nome cadastrado em serviços de proteção ao crédito  como Serasa e SPC. Além disso, o débito é corrigido pela taxa Selic e pode ser protestado em cartório, motivando cobrança judicial. O atraso no pagamento do imposto representa multa diária de 0,334% ao dia, até o limite de 20%, conforme o vencimento pelo número final da placa do veículo. Após 60 dias em atraso, é acrescido um índice de 5%. Proprietários em situação irregular também correm o risco de arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), se pegos em circulação. Mais informações estão disponíveis em atendimento.receita.rs.gov.br.

Cruzeiro do Sul amplia horário de atendimento de consulta clínica no posto do Centro a partir de segunda-feira

A Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul informa que a partir da próxima segunda-feira (1º), a Unidade Básica de Saúde Central – Cléto Johner – terá mais horários de atendimento de consultas clínicas, abrindo agenda nas segundas e terças-feiras pela manhã, para demanda espontânea. De acordo com a Secretaria, os horários nestes dois dias serão destinados exclusivamente para atendimento de urgências, não havendo a necessidade de agendamento prévio. Para tanto, os usuários que procurarem pelo serviço nestas duas manhãs, deverão passar por triagem com o técnico de enfermagem e posteriormente serão encaminhados para consulta médica respeitando ordem de chegada e nível da urgência. Diante disso, os atendimentos de livre demanda deixarão de ocorrer na UBS do Passo de Estrela. AI/RC

Imposto de Renda 2022: 3º lote de restituição será pago nesta sexta-feira

A Receita Federal paga nesta sexta-feira o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2022. O lote contempla os contribuintes que entregaram a declaração até o dia 3 de maio, assim como restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito bancário será realizado para 5 milhão de contribuintes, com mais 6 bilhões de reais. Mais da metade desse valor será pago a quem têm prioridade legal, como pessoas com idade a partir de 60 anos, contribuintes com algum tipo de deficiência física ou mental ou moléstia grave, além dos contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal.

Termina no próximo dia 31 o prazo para utilização de CNHs vencidas em julho de 2021

Por conta da prorrogação dos prazos de renovação das CNHs no ano passado devido à pandemia, motoristas com a CNH vencida em julho de 2021 têm até domingo (31) para conduzirem com o documento vencido.  A recomendação é que a renovação da CNH seja feita até este prazo para aqueles que pretendem continuar conduzindo. Conforme previsto na normativa federal, para fins de fiscalização de trânsito, consideram-se válidas as habilitações vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento até 31 de dezembro de 2021, até a nova data correspondente para renovação definida nas tabelas. Isso também se aplica às informações contidas na CNH, inclusive aos certificados de cursos especializados que não constam na CNH, e às permissões para dirigir.

Prefeitura de Lajeado prepara terreno para início das obras no parque de skate na próxima segunda-feira

Através de uma demanda dos skatistas por um local adequado para prática do esporte, a Prefeitura de Lajeado iniciou o projeto e agora a construção do “Skatepark”. Um local que contará com uma pista e quatro modalidades para prática de skate em Lajeado.  A prefeitura começou a atuar no espaço nesta semana, que está localizado na Avenida Décio Martins Costa, esquina com a rótula da Bento Rosa, para preparação do solo. A construção da pista, de forma efetiva, inicia na próxima segunda-feira,através da empresa vencedora da licitação. O investimento na obra será de R$ 1 milhão.

Governo do Rio publica edital de concessão do Complexo do Maracanã

O governo do estado do Rio de Janeiro publicou nesta quinta-feira (28) o edital de concessão do Complexo Maracanã. O projeto, coordenado pela Secretaria de Estado da Casa Civil, tem uma modelagem inédita, que resultou de muito diálogo com a sociedade e os clubes cariocas, segundo o governo. A licitação foi marcada para o dia 27 de outubro, às 10h, e o vencedor vai explorar o complexo, que inclui o estádio do Maracanã e o ginásio Maracanãzinho, pelos próximos 20 anos. Os interessados em participar da concessão podem agendar visitas técnicas às instalações para conhecer o espaço, de forma a ter mais condições de elaborar estudos e projetos.

Produção e apresentação Eduarda Wenzel

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui