Nossos erros podem servir como aprendizados para conquistas futuras

Para Dirce Becker Delwing, erros podem ser fontes de virtudes


0
Dirce Becker Delwing aborda fatos do dia a dia no quadro "Páginas Cotidianas" (Foto: Fernanda Kochhann)

Como tu lidas com os teus atrapalhos? Tu olhas para teu passado e focas teu olhar naquilo que não deu certo? Tu carregas culpas no lombo da tua alma? Tens autocompaixão diante das tuas fraquezas? Assumes teus erros, ou sempre buscas outros destinatários?

Ouvi uma música do Padre Fábio de Melo chamada “O Caderno” onde ele reflete sobre o quanto as culpas nos paralisam. Em meio às estrofes do canto, ele faz uma pausa para conversar. É quando diz que, no tempo em que estudava nas séries iniciais, tinha uma professora que, volta e meia, sugeria que ele virasse a folha do caderno para usar uma página em branco. Seria uma forma de parar de olhar para os erros e borrões da página anterior. A página em branco significaria uma nova oportunidade de mostrar o potencial para o aprendizado. “Era um jeito interessante de descobrir a graça que há nos recomeços”.

Padre Fábio de Melo diz que, com essa postura da professora, ele descobriu que a experiência dos erros é tão importante quanto a experiência dos acertos. “Os erros nos preparam para nossas vitórias e conquistas futuras, porque não há aprendizado na vida que não passe pela experiência dos erros”.

Isso não significa que, ao elaborar nossas culpas, ficamos isentos das nossas responsabilidades, especialmente quando as nossas atitudes afetaram a vida de outras pessoas. Contudo, focar nossa atenção nas falhas do passado não nos levará adiante. Ao contrário, passaremos os dias olhando para o caminho que já percorremos, de mãos atadas. E, assim, perderemos oportunidades de escrever uma nova página da nossa história. “Erros podem ser fontes de virtudes”.

Texto por Dirce Becker Delwing, jornalista, psicóloga e psicanalista clínica

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui