Nova Bréscia recebe campeonato Brasileiro e Gaúcho de Enduro FIM

Mais de 200 pilotos são esperados para o fim de semana


0

Nova Bréscia volta a ser destino dos amantes da velocidade nos dias 25 e 26 de setembro. A Terra dos Churrasqueiros e do Festival da Mentira sedia a 3ª etapa do Campeonato Gaúcho e a 11ª e 12ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM.

A cidade, que foi destino de ambas as etapas em 2019, programava o evento ainda em 2020, mas a data precisou ser adiada devido à pandemia. Com a flexibilização dos protocolos sanitários, o evento pôde ser confirmado e Nova Bréscia voltou ao calendário da competição neste ano.

A prova está sendo organizada pelo Mentirosos Moto Clube, em parceria com a Prefeitura Municipal. A programação inicia na sexta-feira (24), com a chegada das equipes e início do reconhecimento do percurso. Mais de 200 pilotos são esperados.

As competições contam com 3 voltas no sábado e outras 3 voltas no domingo, cada uma com 48 quilômetros. Ao final de cada dia, as equipes totalizam 144 quilômetros percorridos.

No sábado (25), a largada acontece às 9h30. A cada minuto, dois pilotos deixam a Praça da Matriz para iniciar o percurso. No domingo (26), o primeiro piloto deixa a Praça às 8h30, dando início ao segundo dia de prova.

O trajeto une Centro e interior. Depois da largada, na Praça da Matriz – ponto de largada, chegada e base das equipes – os pilotos seguem para o Parque Poliesportivo Adelson Mezacasa, onde acontece o primeiro percurso cronometrado, chamado de “especial”, que conta com 4,2km.

Na comunidade de Linha Estefânia acontece a segunda especial, que terá 5,4 km. Ao final, os pilotos seguem até a comunidade de Linha Pinheiros e percorrem as trilhas até chegar em Linha Arroio das Pedras Altas (Morro Seco), interligando o Centro, onde acontece a terceiro e última especial, no “Morro do Bagatini”, que terá 4,3 km. Ao final, as motos retornam à Praça.

O Mentirosos Moto Clube trabalha na preparação do evento há semanas. Os trabalhos são concentrados na limpeza e demarcação das trilhas e especiais, processo que conta com o apoio do maquinário da Secretaria de Obras de Nova Bréscia.

“As especiais são abertas e diversificadas, no estilo das trilhas da região. Procuramos fazer uma prova segura e divertida. Os pilotos poderão finalizar o percurso sem maiores problemas, mas à medida que as motos vão passando, devem começar a aparecer dificuldades maiores, como raízes e pedras”, explica Ricardo Zambiasi, o Sekinha, Presidente do Moto Clube.

A edição repete parte dos trechos demarcados em 2019. Na data, a chuva predominou durante todo o final de semana, criando condições que exigiram ainda mais conhecimento dos pilotos.

O público poderá acompanhar as competições, respeitando os protocolos de segurança contra a covid-19, como uso de máscara e prática de distanciamento. Conforme o Mentirosos Moto Clube, as especiais são os melhores pontos para observação, onde é possível avaliar o conhecimento técnico e agilidade dos competidores em um espaço aberto, que proporciona visibilidade e segurança.

Os pilotos interessados em participar do evento podem fazer sua inscrição online. Para a etapa nacional, pelo www.brasileirodeenduro.esp.br; e pela etapa gaúcha, pelo www.agpe.com.br.

Informações sobre a prova podem ser consultadas diretamente com o Presidente do Mentirosos Moto Clube pelo (51) 9 81986067. AI/VM


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui