Moradores do Vale do Taquari foram vítimas de nova enchente no fim de semana. Muitos ainda não haviam se recuperado da cheia catastrófica de setembro e a tendência é de agravar o quadro de saúde mental que já era muito ruim. O psiquiatra Rafael Moreno abordou o tema no quadro Direto ao Ponto desta segunda-feira (20).
Ele explicou que o trauma repetido gera a chamada revitimização, pois muitos ainda estavam desamparados do primeiro evento. “O ser humano gosta de certezas e a nova enchente, em um curto espaço de tempo, gera ainda mais insegurança para o indivíduo”, considerou. Moreno afirmou que a base psicológica, de personalidade, desaba.
Outra situação que aumenta a sensação de desamparo é que não se vê mais tantos voluntários auxiliando a população atingida. O psiquiatra entende que há o questionamento sobre o que o poder público está fazendo para auxiliar as famílias atingidas. A redução de ajuda se dá pelo descrédito nos governos e pela comoção menor, já que na enchente de setembro foram contabilizadas muitas vítimas fatais.
Rafael Moreno demonstrou preocupação com o cenário muito ruim que é constatado na saúde mental dos moradores do Vale do Taquari. GL