Nova estrutura das categorias de base é inaugurada pelo Grêmio

As novas instalações ficam no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul.


0
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

As obras de modernização das estruturas no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, estão concluídas. Após um ano e meio desde o lançamento da Pedra Fundamental, em setembro de 2019, as novas instalações estão sendo entregues aos profissionais e atletas das categorias de base.

O presidente Romildo Bolzan destaca o grande legado estabelecido pelo Clube com as novas instalações: “Estamos concluindo e entregando para a base do Grêmio uma obra extremamente relevante e estratégica. Os jovens atletas estarão em um ambiente extremamente qualificado, onde terão o acompanhamento adequado e diário na sua formação. Esta obra é a mais importante na estratégia de futuro no futebol do Clube”.

Ao longo dos meses, o cenário do local foi gradativamente sendo modificado até a conclusão do projeto, feito para otimizar o processo de formação dos jovens atletas. Logo na chegada ao CFT, já se pode notar a diferença. Um  pórtico foi construído  e, junto dele, um novo espaço para acomodar a recepção e a vigilância. Em seu exterior, painéis exibem  fotos de grandes ídolos, campeões do Mundial de 1983 e da Libertadores de 1995, formados nas categorias de base. Entre eles Baidek e o atual técnico gremista, Renato Portaluppi, Carlos Miguel e Emerson.

Passando o prédio administrativo, foi erguida uma estrutura destinada à área de saúde, totalizando 548m², dividida entre academia, fisioterapia, fisiologia, ambulatório e departamento médico, além de quatro vestiários para os atletas e um específico para as comissões técnicas.

Na parte central do CFT está localizada a residência esportiva, composta por sala de acolhimento, refeitório, salas de convivência, sala de estudo, auditório, entre outras facilidades.

O refeitório tem uma área total de aproximadamente 761m²,  equipado com cozinha industrial completa e ambientado com imagens alusivas à torcida gremista e sua paixão dedicada ao Clube.

Na parte dos dormitórios, foram construídos dois pavimentos com área útil total de 1420 m², onde são dispostos 10 quartos por andar, cuja capacidade total pode chegar até a 120 atletas. Cada dormitório possui  40m², incluindo banheiro, sacada, bancada para estudos, com armários e smartv.

Um dos grandes atrativos da residência é a porta dos dormitórios, onde foi aplicada foto, junto com o autógrafo, de diversos atletas formados  na base gremista. A ideia é que os jovens atletas se inspirem e projetem suas carreiras no exemplo de ídolos que iniciaram a sua trajetória de sucesso na base.
Na área comum aos quartos, cada andar dispõe de uma sala de convivência destinada ao lazer dos atletas, com opções de jogos como mesa de bilhar, de pebolim, estações gamer, tv e ambiente de estar.

O prédio também apresenta auditório multiuso para acomodar os atletas e que conta com um toque especial:  uma tela que retrata o sonho dos jovens atletas em um dia ingressar na Arena para defender o Grêmio pelo elenco profissional, trabalho do artista plástico Mauro Vila Real.

Para o assessor especial da presidência para as categorias de base, Gustavo Schmitz, a qualificação do trabalho de formação será amplificado: “Estamos orgulhosos com esta grandiosa obra. Um sonho antigo, cujo projeto conseguimos aprovar junto ao presidente Romildo  e  seu Conselho de Administração. Preparamos  jovens não somente na questão do esporte em si, mas trabalhamos para formar cidadãos, em primeiro lugar. Se conseguirmos que eles se desenvolvem desportivamente, aí o ciclo fica completo. Então estamos entregando essa obra para o futuro do Grêmio, com a expectativa de preparar atletas de alto rendimento que certamente vestirão a camisa principal do Clube em breve”.

Confira abaixo a descrição das novas estruturas, assim como o vídeo produzido pela Grêmio TV e a galeria de fotos.

ACESSO AO CFT
Pórtico de entrada;
Novo prédio de recepção e vigilância.

PRÉDIO DA SAÚDE
Espaço total de aproximadamente 584m², onde terão os seguintes ambientes:
Academia;
Fisioterapia;
Fisiologia;
Departamento Médico;
Quatro vestiários para os atletas e um vestiário para comissão técnica.

RESIDÊNCIA ESPORTIVA
Prédio de dois pavimentos com aproximadamente 710m² por andar, com os seguintes ambientes:
Sala de acolhimento;
10 dormitórios no térreo e 10 no segundo pavimento, com capacidade para abrigar até 120 atletas;
Apartamentos com aproximadamente 40m², com banheiro  individualizado, sacada;
Duas salas de convivência (jogos e lazer);
Rouparia;
Lavanderia;
Sala de monitoria;
Sala de estudos;
Auditório;
Refeitório e Cozinha industrial em área de 761m²

Confira mais fotos: https://flic.kr/s/aHsmUSbcFs 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui