Nova reitoria da Univates terá como desafio a mudança da cultura organizacional da universidade

Univates terá duas mulheres nos dois principais postos de gestão a partir de 2021, com Evania Schneider e Fernanda Storck Pinheiro.


0
Fernanda e Evania assumem a reitoria em janeiro de 2021 (Foto: Jonas de Siqueira)

Após duas décadas liderada por Ney Lazzari, a Univates terá duas mulheres nos dois principais postos de gestão a partir de 2021. As professoras Evania Schneider e Fernanda Storck Pinheiro ocuparão os cargos de reitora e vice-reitora, respectivamente. A chapa única foi eleita com percentual de aprovação de 91,71% dos 1.242 votos computados.

“Mesmo sendo chapa única, fizemos questão de conversar com todos os públicos que compõem o nosso colégio eleitoral, principalmente para podermos apresentar a nossa proposta”, ressalta a futura reitora, que assume em 2 de janeiro. “É um grande desafio. Nós vivemos um momento em que nós precisamos nos reinventar”, percebe.

Evania atualmente é diretora de Desenvolvimento de Pessoas na Univates. Ela conta que uma das principais mudanças que promoverá é em relação à estrutura organizacional na instituição, que se tornará menos hierarquizada. A Univates tem cinco pró-reitorias e, abaixo delas, estão as direções de centro. Ficarão apenas duas pró-reitorias, e as direções de centros acadêmicos deixarão de existir. O contato com as coordenações de curso será feito de modo direto pela reitoria e pró-reitorias.

Uma outra alteração que a universidade passará será em relação aos serviços prestados à comunidade, como os da área de saúde. Estes serão geridos pela mantenedora da Univates, a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates) “Esses negócios que não são próprios da universidade serão tocados pela mantenedora. Os serviços continuam igual, o que muda é a gestão”, ressalta a futura vice-reitora.

Fernanda, que atualmente é pró-reitora de Ensino, diz que a graduação será repensada pela instituição. A ideia é tornar as aulas mais dinâmicas, com ensino híbrido.

Evania e Fernanda falam sobre o desafio de substituir Ney Lazzari na direção da Univates (Lazzari deve assumir a presidência da Fuvates a partir de 2021). Conforme elas, não existe uma mudança, uma ruptura na forma de fazer ou de gerir a instituição pois ambas, atualmente, já integram a direção.

A nova reitora é graduada em Ciências Contábeis e em Administração, e mestre em Administração. É especializada em Administração, Formação de RH e Gestão Universitária. Já a nova vice-reitora é doutora em Direito e pró-reitora de Ensino da Univates.

A eleição foi realizada entre os dias 4 e 10 de novembro, por parcela da comunidade regional, representada por meio da Assembleia da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates); pelos professores do Quadro de Carreira da Univates; pelos alunos regulares de graduação e pós-graduação da Instituição; e pelos funcionários técnico-administrativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui