Congresso de Reparação Automotiva em Lajeado discutirá tecnologias que vão revolucionar a mecânica

Evento acontece no segundo final de semana de abril e terá palestras técnicas com convidados de renome nacional


0
Foto: Ilustrativa / Pixabay

No segundo final de semana de abril, nos dias 8 (sexta) e 9 (sábado), será realizado em Lajeado o Congresso Gaúcho de Reparação Automotiva. O evento ocorre no auditório do prédio 11 da Univates e é direcionado para a classe da reparação automotiva, mecânicos, proprietários de oficinas mecânicas do Rio Grande do Sul.

A programação terá palestras técnicas com convidados de renome nacional. Entre os assuntos estão a tecnologia em diagnósticos automotivos, sistemas de injeção eletrônica, a bateria como combustível do futuro, a importância da capacitação, além do poder do marketing e como vender sem vender.

O congresso geralmente ocorria na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, e foi levado nos últimos anos ao centro de eventos e negócios da Fenac, em Novo Hamburgo. Agora chega a Lajeado em função da localização privilegiada da cidade, em uma parceria da Capalonga Treinamentos de Lajeado e a Negócios de Oficina, de Porto Alegre.

Eder Capalonga, membro da comissão organizadora, conversou com o programa Troca de Ideias e detalhou a proposta das atividades. “Como hoje a modernização chegou com muita força, a gente tem que estar muito ligado no que está acontecendo”, afirma. “Então, a gente resolveu trazer para Lajeado palestrantes do mais alto nível nacional”, destaca.

De acordo com ele, foram colocados à venda quatro lotes de ingressos, dois já foram inteiramente comercializados e o terceiro está no final. Para mais informações sobre como comprar e os valores, entre em contato pelo fone (51) 9 8557-0367.

Capalonga destaca as mudanças no mercado proporcionadas pelo advento da tecnologia. “Um automóvel é uma tecnologia embarcada e encapada”, define. Por isso o congresso dará uma ênfase especial à parte eletrônica. “Quem estiver no congresso, além de gestão, de como vender, pode conhecer novas peças e ter contato com as empresas”, lembra o organizador.

Para ele, o evento será uma oportunidade para fazer negócios. “Com o congresso, um evento colocando 300 a 400 pessoas, a possibilidade de chegarmos numa fábrica, numa indústria e conhecermos como funciona a fabricação daquilo que estamos instalando no dia a dia é muito mais fácil”, reforça. “A gente conseguiu trazer indústrias grandes, indústrias de ponta.”

Na entrevista, o empresário do setor pontuou os desafios e a necessidade de atualizações constantes. Um dos pontos altos do evento será também a discussão sobre a bateria como o combustível do futuro em função do incremento dos carros elétricos no mercado automotivo. “É um mercado que não tem volta: vai revolucionar a mecânica”, avalia.

Confira a programação completa

Sexta-feira (8)

15h – Palestra de Alessandro de Souza, o “Kiko”, sobre “Tecnologia em Diagnósticos Automotivos”. Ele tem formação no curso Técnico Automotivo pela Universidade de Ávila, na Espanha. Especialista em diagnósticos automotivos, carros elétricos e híbridos, eletrônica de bordo, injeção eletrônica, membro da Liga de Reparadores ZEN e atual presidente da Associação dos Mecânicos Premium Brasil.

16h – Palestra de Ismael Pereira, sobre o tema “Sistema de Injeção Eletrônica”. Ele é um dos maiores especialistas e produtor de conteúdos sobre sistemas eletrônicos automotivos do Brasil, formação acadêmica e pós-graduação de Engenharia Automotiva pela PUC MG; técnico em consertos e programação de sistemas eletrônicos automotivos.

18h – Palestra de Karine Quinjalmo, sobre o tema “Como Vender sem Vender”. Ela é a Rainha das Oficinas, formada em Administração de Empresas com especialização em qualidade e engenharia, finanças, controladoria e produtividade. Participou de estudos técnicos em montadoras de aeronaves na Europa e no Brasil. Mãe do Enzo e consultora em reparação automotiva; vinda de uma família de mecânicos com 47 anos de CNPJ.

Sábado (9)

8h30 – Palestra de Douglas Costa, com o tema “Bateria, o combustível do futuro”
9h30 – Participação da representante do Movimento de Mulheres na Classe da Reparação Automotiva, Gaúchas Car, Eva Paiva e Elen Nascimento. Elas são proprietárias de oficina mecânica na região metropolitana e fundadoras do movimento Gaúchas Car.

10h30 – Palestra de LT Marketing Digital, com o tema “O poder do marketing”, com Nicole Thiesen, especialista em marketing estratégico, e Pablo Thiesen, gestor comercial com mais de 20 anos de experiência, estrategista em marketing e especialista em Google e Facebook Ads.

14h – Palestra do professor Scopino, com o tema “O gestor é o maestro”. Ele é bacharel em administração de empresas, tecnólogo em mercadologia, mecânico de carros, profissional formado pelo Senai, administrador da automecânica Scopino; integrante do Grupo de Oficinas Especializadas e Associação dos Mecânicos Premium do Brasil (AMPB), diretor do Sindirepa SP; colunista e consultor técnico do Jornal Oficina Brasil, colaborador de argumentos do Programa Auto Esporte da Rede Globo e Professor da VW e notícias da Oficina VW.

15h – Depoimento do mecânico Marcelo Marques, sobre a importância da capacitação. Ele é técnico em mecânica, proprietário da mecânica Marques desde 2002 e um dos mecânicos com maior número de Certificados em Mecânica do Brasil.

15h45 – Palestra de Rafael Bitaraes, sobre diagnóstico em redes de comunicação. Ele é técnico em manutenção automotiva, bacharel em Processos Gerenciais, instrutor do Senais há 13 anos, instrutor de treinamentos automotivos há 6 anos e chefe de oficina da Euro Car, de Blumenau (SC), há 21 anos.

16h45 – Palestra de Carlos Fortes, sobre “Motivos para Ação”. Ele é palestrante e escritor; especialista em desenvolvimento de equipes e há mais de 18 anos dedica-se a desenvolver profissionais, potencializando os resultados das empresas. Foi apresentador do programa Momento Empresarial na TV Bandeirantes no RS. Atualmente, Fortes é colunista no Portal da Associação Sul Brasileira dos Distribuidores de Autopeças e colunista do Portal Negócios de Oficina, especializado em notícias e conteúdo para o segmento da reparação automotiva. Autor do livro “Tudo é Vendas”, de peças, acessórios e serviços automotivos. É considerado um dos maiores palestrantes do segmento no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui