Novavax diz que potencial vacina gerou resposta imune ‘robusta’ na fase 1

Além de ter sucesso na fase 1, é preciso que uma candidata a vacina se saia bem nas fase 2 e 3 dos ensaios clínicos para ser utilizada.


0
Foto: Dado Ruvic / Reuters

A companhia de biotecnologia americana Novavax informou, nesta terça-feira (4), que teve resultados positivos na fase 1 de testes de sua candidata a vacina contra a Covid-19. A empresa diz que a vacina foi bem tolerada e produziu uma resposta imune “robusta” nos participantes da pesquisa. Agora, a empresa diz que os dados foram submetidos à revisão dos pares para uma publicação científica e já estão disponíveis online. Nos últimos três meses, a ação da empresa subiu mais de 700%. A empresa recebeu recursos da Fundação Bill & Melinda Gates e do governo americano para buscar a imunização contra a covid-19. Além de ter sucesso na fase 1, é preciso que uma candidata a vacina se saia bem nas fase 2 e 3 dos ensaios clínicos para ser utilizada.


ouça o programa

 


Explosão em Beirute deixa mais de 100 mortos e 4 mil feridos

Uma explosão na região portuária de Beirute deixou mais de 100 mortos e cerca de 4 mil feridos nesta terça-feira (4), segundo a contagem oficial do governo do Líbano e da Cruz Vermelha. A suspeita é que a explosão tenha partido de um armazém que guardava nitrato de amônio, um tipo de fertilizante. O presidente do país, Michel Aoun, disse que a capital deve declarar estado de emergência para as próximas duas semanas e defendeu ser “inaceitável” que 2.750 toneladas de nitrato de amônio fossem armazenadas por seis anos em um depósito sem a segurança necessária. Apesar de o país já ter sido alvo de terroristas e viver período de instabilidade política, não há evidência de que se trate de um atentado terrorista.

Vacina poderá ser produzida em outubro, diz diretor do Butantan

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse em entrevista à CNN, que a vacina que está sendo desenvolvida pelo órgão brasileiro em parceria com o laboratório chinês Sinovac, estará liberada para a produção no país em outubro, mas vai depender de resultados positivos na fase 3 de testes para estar disponível para aplicação em humanos. “A vacina estará disponível para produção a partir de outubro. Temos previsão inicial de 60 milhões de doses que serão aplicadas apenas quando comprovada a eficácia do medicamento”, disse Covas. Ele explica que a vacina está sendo desenvolvida com uma técnica dominada pelo Instituto Butantan, o que irá facilitar sua produção no Brasil. Dimas diz que, para além da produção para o território nacional, o Butantan espera exportá-la para países vizinhos.

Brasil deixa de ganhar R$ 14 bilhões com reciclagem de lixo

O Brasil perde R$ 14 bilhões por ano com a falta de reciclagem adequada do lixo. Foram cerca de 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos que, ao invés de gerarem dinheiro e emprego, acabaram descartados no meio ambiente. Os dados, obtidos com exclusividade pela CNN, são da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais). Por ano, são gerados quase 80 milhões de toneladas de lixo, mas apenas 4% são reciclados. A reciclagem é um dos gargalos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que acaba de completar 10 anos.Ainda sobre os números do desperdício, só de plásticos são 6 milhões de toneladas. Papel ou papelão representam 4,7 milhões. Vidro (1 milhão) e alumínio (185 mil) também aparecem entre os principais materiais não reaproveitados.

Leite anuncia flexibilização para comércio não essencial de regiões em bandeira vermelha

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta terça-feira, que irá flexibilizar o comércio não essencial das regiões que estão na bandeira vermelha dentro do mapa do Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul. Um novo decreto será publicado ainda hoje e valerá a partir desta quarta-feira. Segundo ele, a medida ocorre em consequência a estabilização na demanda por internações em UTI’s com pacientes com Covid-19. Com a alteração do protocolo, os serviços ainda terão restrições de funcionamento, como os dias e os horários. De acordo com o novo decreto, o comércio varejista não essencial poderá atender de quarta-feira a sábado, das 10h às 16h, para não coincidir com a movimentação de serviços essenciais. Ainda será permitido apenas 25% trabalhadores – somente para estabelecimentos com mais de três trabalhadores – e o teto de ocupação deverá respeitar o número máximo de pessoas conforme área do local. Segundo Leite, os restaurantes das regiões em bandeira vermelha também poderão funcionar de segunda a sexta-feira, apenas no horário do almoço, reforçando os protocolos obrigatórios. Os estabelecimentos devem incluir aviso visível aos frequentadores sobre a lotação máxima nas bandeiras amarela, laranja e vermelha, para reforçar distanciamento mínimo.

Com 44 emendas, novo plano diretor de Lajeado é aprovado pelos vereadores

Os vereadores de Lajeado aprovaram, na sessão desta terça-feira (4), a redação do novo plano diretor de Lajeado, junto de 44 emendas. A oposição criticou o texto, dizendo que estava incompleto. Mesmo assim, a aprovação foi unânime. O prefeito Marcelo Caumo (PP) poderá vetar ou sancionar as emendas. Em caso de negativa, elas retornam ao Legislativo. O projeto tramitava desde abril de 2019 nas comissões internas da casa. Ele desenha as projeções para Lajeado nos próximos 20 anos. NR

Vereadores fazem abaixo-assinado para recuperação da ERS-129 entre Estrela e Colinas

Três presidentes de câmaras de vereadores da região uniram forças para recuperar os estragos causados pela maior enchente do Rio Taquari nos últimos 64 anos na ERS-129, no trecho entre os municípios de Estrela, Colinas e Imigrante. Através de um abaixo-assinado, a ideia é garantir não somente uma ação de tapa-buracos, mas como serviços de recapagem e uma manutenção permanente na rodovia, que conforme o presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, João Braun, há muito tempo não acontece. Já foi encaminhado um ofício ao Governo do Estado e feita uma reunião virtual com o secretário de Transportes do RS, Juvir Costella. Também será feita uma tentativa de reunião virtual com o governador Eduardo Leite para entrega do documento. O abaixo-assinado na forma física já está disponível para população que deseja assinar. No final da manhã desta terça-feira (4) estava sendo finalizada a versão digital para compartilhamento nas redes sociais e assinaturas virtuais. O documento ficará disponível pelo período de 15 a 20 dias e acredita-se na arrecadação de 3 a 5 mil assinaturas. GH

Conmebol dará assistência financeira para times da Libertadores e da Sul-Americana

A Conmebol dará assistência financeira a todas as equipes que disputarão a Copa Libertadores e a Sul-Americana neste semestre, ambas suspensas devido à pandemia de coronavírus. A organização esportiva aprovou um subsídio financeiro “excepcional”, exclusivo para a edição de 2020 dos dois torneios, com o objetivo de contratar voos charter dos clubes participantes, de acordo com o que a entidade publicou em seu site. A Libertadores será retomada em 15 de setembro e a Sul-Americana em 27 de outubro. A América do Sul é uma das regiões mais afetadas pela Covid-19. Os recursos se somam às contribuições já efetuadas que primeiro representaram um adiantamento de até 60% em prêmios e direitos de participação às equipes.

Produção e apresentação: Júlio César Lenhard
Próxima edição: hoje, ao meio-dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui