Nove países que desenvolvem vacinas contra a Covid já testam em humanos, mas só três estão na etapa final

É somente depois desta prova que uma vacina pode ou não ser licenciada e liberada para a comercialização.


0
Foto: CDC/Unsplash

Ao menos nove países que desenvolvem uma vacina para o coronavírus (Sars-CoV-2) já testam em humanos, segundo a atualização mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas apenas o Reino Unido, a China e os Estados Unidos chegaram à terceira e última etapa. Segundo a agência de saúde da ONU, até segunda (27), são 164 pesquisas em desenvolvimento. Destas, 25 já em estágio clínico mas apenas cinco na Fase 3. É somente depois desta prova, em um número maior de participantes, que uma vacina pode ou não ser licenciada e liberada para a comercialização, veja quais são:

  • Sinovac (China)
  • Instituto Biológico de Wuhan/Sinopharm (China)
  • Instituto Biológico de Pequim/Sinopharm (China)
  • Oxford/AstraZeneca (Reino Unido)
  • Moderna/NIAID (EUA)

Além desses países, a Índia é responsável por mais três candidatas nas fases 1 e 2. A Austrália e a Alemanha têm mais duas promissoras vacinas ainda em estágios iniciais dos ensaios, assim como a Rússia e o Japão, com uma cada, segundo a OMS. Há também mais dois estudos feitos em cooperação internacional, com mais de um país responsável pela imunização, liderados pelo Instituto Internacional de Vacinas, com sede na Coreia do Sul, mas organizado pela ONU.

Governo federal exonera secretário de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do MEC

O governo federal exonerou o Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Ricardo Braga. A exoneração foi publicada no “Diário Oficial da União” (DOU) desta quarta-feira (29) e foi assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto. Não foi publicado ainda no DOU o nome do substituto do ex-secretário. Também não foi informada na publicação no Diário Oficial o motivo da exoneração. Ricardo Braga havia sido nomeado secretário Especial de Cultura em setembro de 2019, cargo do qual foi exonerado em novembro para assumir o posto no MEC.

Visitas em presídios federais são suspensas por mais 30 dias

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) prorrogou por mais 30 dias as suspensão de visitas, atendimentos de advogados, atividades educacionais e de trabalho, assistências religiosas e escoltas realizadas nas penitenciárias federais, como forma de prevenção à disseminação do novo coronavírus (covid-19). A medida vem sendo prorrogada desde março. Como exceção, ficam permitidos somente o atendimento de advogados, em decorrência de necessidades urgentes ou que envolvam prazos processuais não suspensos, e as escoltas de requisições judiciais.

Morre quinta vítima de Covid-19 da mesma família de São José dos Ausentes

O quinto integrante de uma mesma família de São José dos Ausentes morreu nesta quarta-feira, vítima da Covid-19. O homem de 59 anos faleceu por volta das 2h da madrugada, no Hospital Arcanjo São Miguel, de Gramado, em decorrência do coronavírus. Ele estava internado no hospital desde o dia 15 de julho. A família já havia perdido para o novo coronavírus o patriarca, de 88 anos – o primeiro a ir a óbito, no dia 16 deste mês –, a mãe, de 84, e dois irmãos 58, 64. No total, 12 parentes tiveram diagnóstico positivo para a doença.

Polícia Federal fecha laboratório de falsificação de moedas no Rio Grande do Sul

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira a Operação Pirita com o objetivo de desmantelar um laboratório gráfico dedicado à falsificação de notas de real. Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão em diferentes regiões do Rio Grande do Sul: três em Cruz Alta, um em Canela, um em Torres e um em Três Coroas. Investigações demonstraram que uma organização criminosa utilizava maquinário diversificado e várias técnicas gráficas para produzir o dinheiro falso, simulando os itens de segurança das cédulas verdadeiras de Real. Nos últimos quatro anos, a quadrilha desarticulada colocou no mercado brasileiro milhares de cédulas falsas. Já foram identificadas, apreendidas e retiradas de circulação mais de 28 mil cédulas que teriam sido produzidas pelo grupo, entre notas de 10, 20, 50 e 100 reais. Essas cédulas falsas, se somadas, atingem o valor de quase R$ 2 milhões.

UBSs e UPAs são desinfectadas semanalmente em Caxias do Sul

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul mantém a sanitização diária das 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Central e Zona Norte. Além disso, a equipe da Vigilância Ambiental também desinfecta a Prefeitura, a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e o Centro Especializado de Saúde (CES). Conforme o diretor de logística da SMS, Daniel Brando, a equipe criou um calendário para passar em todos os locais, no mínimo, uma vez por semana. Ainda segundo Brando, para sanitização, a equipe utiliza peróxido de hidrogênio diluído em água.

Serviço de Inspeção Municipal registra mais uma empresa em Lajeado

Recentemente, mais uma empresa obteve o registro de suas atividades no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A empresa Six Dry Aged (SIM 032) buscou o Serviço de Inspeção, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) de Lajeado, no final do ano de 2019, com interesse no registro do produto Dry Aged (carne maturada), ainda pouco consumido no mercado nacional, mas já bastante difundido em outros países. Participaram do ato a médica veterinária do SIM, Layanna de Souza Prado, os proprietários da empresa, Marcelo Peixoto Paulino, Leandro de Araujo e Eduardo de Castro Fischer, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) de Lajeado, André Bücker e a responsável técnica da empresa, Larissa de Borba Espindola. Na planta serão fabricados Cortes e Hambúrguer de Carne Bovina, tanto de matéria-prima obtida pelo processo de dry aged como pelo processo usualmente feito nos frigoríficos. Atualmente, estão credenciados no SIM de Lajeado 16 empresas e destas 08 possuem adesão ao SUSAF/RS, que permite que o estabelecimento comercialize seus produtos em todo o Rio Grande do Sul. AI/NR

Governo divulga nesta quarta-feira resultados da sexta rodada da pesquisa com a UFPel

O governo do Estado divulga, nesta quarta-feira (29), às 14h, os resultados da sexta rodada de testes rápidos da pesquisa sobre a prevalência da Covid-19 no Rio Grande do Sul, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O anúncio será feito pela coordenadora do Comitê de Dados, Leany Lemos, com participação do reitor da UFPel, Pedro Hallal, em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Produção e apresentação: Júlio César Lenhard
Próxima edição: hoje, às 18 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui