Novo artigo com dados da Avates é publicado em revista científica

Pesquisa, que analisou flexibilidade das atletas, foi publicada pela Editora UnivatesPesquisa, que analisou flexibilidade das atletas, foi publicada pela Editora Univates


0
Foto: Plural Comunicação Integrada / Divulgação

As equipes de voleibol da Associação Vale do Taquari de Esportes (Avates) têm mantido uma extensa base de dados sobre suas atletas e sobre o trabalho realizado para o desenvolvimento delas. A participação de acadêmicos do curso de Educação Física da Univates tem sido uma constante no processo de coleta destes dados e agora, também, na publicação destas informações em revistas científicas.
A mais recente publicação ocorreu no início de abril. O trabalho, intitulado “Testes de avaliação funcional e de flexibilidade no Voleibol: correlações para prevenção de lesões”, é de autoria do professor da Univates e coordenador técnico da Avates, Rodrigo Lara Rother, e do graduado em Educação Física, Guilherme Arthur Ecker. O artigo integra a publicação Produções Científicas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Editora Univates.

Segundo Ecker, foram avaliadas a flexibilidade de quadril, correlacionada com os ângulos de flexão e extensão do joelho e tornozelo, buscando sinais que possam indicar risco de lesão futura. Os dados foram coletados em 2019 e as atletas identificadas com risco foram submetidas a treinamentos individualizados para ajustes e correções de flexibilidade, força e melhora da postura.
Para Rother, o valor da publicação não está somente na qualificação das atletas da Avates, mas também na capacitação dos acadêmicos e profissionais envolvidos. “Vários acadêmicos de Educação Física e de Fisioterapia participam de nossas avaliações, além dos profissionais da comissão técnica da Avates e os professores da Univates, como os professores Eduardo Sehnem e Lucas Capalonga. Todos aprendem com este processo que, agora, foi mais uma vez compartilhado na forma de uma nova publicação”, destacou. Além deste artigo, outros três foram publicados entre o final de 2020 e início de 2021. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui