Novo equipamento de radioterapia deve dobrar capacidade de atendimento no HBB

Novo acelerador linear também deve reduzir período que os pacientes esperam entre a consulta e o começo das sessões.


0
Foto: Emilio Rotta / HBB / Divulgação

O Hospital Bruno Born (HBB) recebeu na manhã desta segunda-feira (28) um acelerador linear, equipamento que será utilizado no tratamento radioterápico de pacientes oncológicos. Com o valor estimado de R$ 3,5 milhões e adquirido por meio do Plano de Expansão da Radioterapia do Ministério da Saúde, o equipamento será o segundo do HBB.


ouça a entrevista

 


O acelerador atenderá pacientes de todo o Vale do Taquari, e o governo do estado também cogita a expansão para o atendimento de outras regiões. Atualmente, cerca de 80% do público atendido pelo serviço têm origem no Sistema Único de Saúde (SUS).

Médico oncologista e assessor técnico do HBB, Rafael Seewald (Foto: Tiago Silva)

O médico oncologista e assessor técnico da casa de saúde, Rafael Seewald, ressalta que o novo equipamento dobrará a capacidade de atendimento radioterápico no hospital, e propiciará que os tratamentos iniciem com maior brevidade.

Conforme ele, hoje o Bruno Born atende a cerca de 50 pacientes por dia na radioterapia, com sessões de 10 a 12 minutos. Com o novo material será possível atender de 60 a 70 pacientes a mais, com menor tempo entre as sessões (de 7 a 8 minutos cada).

Além dessa maior velocidade, o paciente poderá iniciar o tratamento mais cedo. Entre a consulta e o início das sessões, atualmente transcorre-se em média duas semanas, e será possível reduzir esse período para 7 dias, projeta a direção do hospital.

O médico Rafael Seewald explica que o tratamento do câncer compõe-se em três pilares: quimioterapia, radioterapia e cirurgia. De acordo com ele, os atendimentos oncológicos movimentam cerca de 1,2 mil pacientes mensais na casa de saúde de Lajeado.

Instalação

Devido à alta complexidade tecnológica do equipamento, será necessário um período de pelo menos três meses para instalação, que será feita no Subsolo 2 do HBB. Após, o hospital aguardará a liberação de funcionamento por parte dos órgãos competentes, a Comissão Nacional de Energia Nuclear e a Vigilância de Saúde Estadual.

O equipamento estava previsto para chegar neste domingo, mas, em função da previsão de chuva, o trabalho foi transferido para esta segunda-feira. Pela manhã, a Rua Saldanha Marinho, que dá acesso ao estacionamento do hospital, no centro de Lajeado, foi fechada por alguns minutos para o desembarque do material, transportado por dois caminhões.

É instalado nesta segunda-feira o acelerador linear no Hospital Bruno Born (HBB). O equipamento será utilizado no tratamento radioterápico de pacientes oncológicos. Para a instalação, a Rua Saldanha Marinho, no Centro de Lajeado, teve que ter o fluxo de trânsito adequado.Vídeo: Júlio César Jantsch Lenhard

Publicado por Rádio Independente em Segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

 

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui