Novo medicamento de aplicação nasal promete combate rápido a sintomas depressivos e à ideação suicida

Conforme o médico psiquiatra Rafael Moreno, o Spravato tem alta efetividade e resposta rápida. Porém, um empecilho é seu alto custo


0
Foto: Divulgação

O médico psiquiatra Rafael Moreno falou sobre um novo medicamento antidepressivo com característica inovadora de uso intranasal em participação no quadro Direto ao Ponto desta segunda-feira (23), no Troca de Ideias. De acordo com ele, trata-se do Spravato, o nome comercial da esketamina, um analgésico de potencial alucinógeno.


ouça o quadro “direto ao ponto”

 


O remédio foi desenvolvido pela Johnson & Johnson, foi aprovado nos Estados Unidos pelas autoridades regulatórias. A droga de aplicação via spray nasal é destinada a pacientes de alto grau de depressão que não correspondam a outras formas de tratamento ou então que têm ideação suicida ou já tentaram cometer suicídio.

Nos casos de depressão e ideação suicida, são duas aplicações por semana durante quatro semanas. E em depressões resistentes a outros tratamentos, são 2 aplicações por semana durante quatro semanas, e depois o tratamento segue de forma mais espaçada por 6 meses. Moreno alerta que não é remédio que vende na farmácia, e sua aplicação só é possível em clínicas especializadas e em hospitais cadastrados no laboratório fabricante.

“Realmente, os estudos mostram o quão rápido reduz a ideação suicida e os sintomas depressivos”, afirma. O profissional explica que o medicamento ainda não tá no Sistema Único de Saúde e os convênios privados ainda estão resistentes por ser novo e de alto custo. Cada frasco custa entre R$ 1,5 a R$ 2,5 mil.

Na visão do psiquiatra, o Spravato vai ser um medicamento importante para ajudar a população a enfrentar um problema que apresenta sinais de agravamento no mundo todo. Ele lembra que um antidepressivo comum demora entre 2 a 4 semanas para fazer efeito, enquanto essa nova fórmula dá resultado em 4 horas. Porém, pelos possíveis efeitos colaterais, precisa ser acompanhado de perto pelos médicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui