Novo presidente do G-8, João Dullius quer agilizar a construção da usina de reciclagem localizada em Progresso

Central de Triagem vai permitir que municípios não precisem levar os resíduos para Minas do Leão, reduzindo custos e agilizando o trabalho


0
Prefeito de Cruzeiro do Sul e novo presidente do G-8 (Foto: Arquivo / Rádio Independente)

Nesta segunda-feira (5), foi realizada a posse da nova diretoria do Consórcio Público Intermunicipal para Assuntos Estratégicos (Cipae) G-8, formado pelo grupo dos oito municípios desmembrados de Lajeado. Foi eleito como presidente o prefeito João Dullius, de Cruzeiro do Sul. Ele terá como vice Sidinei Moises de Freitas, prefeito de Sério. O ato de posse ocorreu no gabinete de Cruzeiro do Sul, sede do novo presidente.

Em entrevista no programa Troca de Ideias desta terça-feira, Dullius comentou sobre as pautas em comum que os prefeitos vão pleitear por meio do G-8. Para ele, como os municípios têm necessidades parecidas, mas são pequenos, eles, sozinhos, não teriam o mesmo sucesso ao almejarem objetivos maiores. Porém, por meio do consórcio, esses objetivos ficam mais próximos.


ouça a entrevista

 


 

O novo presidente do G-8 cita entre os assuntos principais na agenda dos prefeitos a conclusão da usina de reciclagem, localizada em Progresso. Cerca de 70% da obra está concluída. Mas a empresa responsável acabou rescindindo o contrato por dificuldades e readequações internas.

Agora, os prefeitos se mobilizam para que haja nova vistoria na usina para oportunizar a realização de nova licitação. Dullius destaca que essa central de triagem é um assunto importante para o G-8, “uma obra de extrema necessidade para todos os municípios”.

A usina vai permitir que os municípios não precisem levar os resíduos sólidos para Minas do Leão, reduzindo custos e agilizando o trabalho. A central de triagem terá capacidade de processamento de 20 toneladas de resídios por dia em uma esteira. Há, ainda, a possibilidade de implantação, no futuro, de mais uma esteira no projeto original.

Municípios consorciados:

  • Boqueirão do Leão
  • Canudos do Vale
  • Cruzeiro do Sul
  • Forquetinha
  • Marques de Souza
  • Progresso
  • Santa Clara do Sul
  • Sério

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui