Novo processo eletrônico deve facilitar a solicitação de serviços à Prefeitura de Lajeado

A adaptação da abertura de processos irá possibilitar maior segurança na tramitação


0
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Administração, busca aprimorar, desburocratizar e modernizar a prestação dos serviços públicos. Em uma nova etapa deste processo, a prefeitura agora dispõe de um sistema para a abertura de processos eletrônicos e, além disso, adquiriu recentemente o Sistema SAStrategic Adviser, um sistema integrado desenvolvido pela empresa Interact Solutions que auxiliará o poder público em planejamento, processos, gestão de projetos e demandas da sociedade, tudo de forma eletrônica.

Processos eletrônicos para o cidadão

Com o objetivo de facilitar a abertura de processos e possibilitar maior transparência ao cidadão, a Prefeitura passa disponibilizar um sistema de abertura de processos eletrônicos. Uma parte dos processos já está disponível para ser feita de forma online.

A adaptação da abertura de processos irá possibilitar maior segurança e agilidade na tramitação, uma vez que a interação entre cidadão e prefeitura não irá depender de atendimentos presenciais e a abertura de processos poderá ser feita a qualquer horário do dia, até mesmo fora do horário de expediente.

O sistema dividiu o acesso em duas categorias: processos sem a necessidade de autenticação (nos quais não é necessário que o usuário faça o login e o acompanhamento será feito por meio do recebimento de e-mails automáticos) e processos com necessidade de autenticação (nos quais estão disponíveis serviços que dependem da identificação do requerente e o acompanhamento pode ser feito pelo e-mail e por consultas no próprio programa).

Neste momento, o novo sistema poderá ser utilizado para pedidos que são atendidos pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos. O cidadão poderá, por exemplo, fazer a solicitação da instalação de pontos de iluminação, de limpeza de bocas de lobo ou de manutenção de paradas de ônibus sem precisar sair de casa para fazer o pedido presencialmente. Neste caso o protocolo pode ser aberto sem a necessidade de cadastro. Outros serviços de outras secretarias serão acrescentados ao longo das próximas semanas.

Nos processos com autenticação, será possível realizar a abertura de protocolos mais complexos que exigem a identificação do requerente por envolverem, por exemplo, questões tributárias ou relativas a imóveis. Um exemplo desse tipo de processo são os serviços da Seplan Digital, que já estavam disponíveis na página da Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade. O grande diferencial, no entanto, é que a página de processos eletrônicos irá concentrar todos esses serviços online em uma só plataforma.

Passo a passo para acessar a solicitação de serviços:

1. Acesse: lajeado.rs.gov.br

2. No canto esquerdo da página, clique no banner “Processo Eletrônico”

Se a solicitação não necessitar de cadastro:

3. Clique em “Abertura de processo”

4. Na abertura de processo, preencha os campos destacados, como assunto, síntese, solicitante e etc.

5. Após o preenchimento dos campos, clique em salvar.

Se a solicitação necessitar de cadastro:

6. clique em “Cadastro do usuário”

7. Na aba “Cadastro do usuário”, preencha os campos marcados, como nome, CPF, identidade e etc.

8. Após fazer o cadastro, acesse a “Abertura de processo”.

9. Faça o login com inscrição e senha.

10. Na abertura de processo, preencha os campos destacados.

11. Para acompanhar o andamento do processo, clique em “Consulta de processo”.

Novo sistema SAStrategic Adviser

O novo sistema SAStregic Adviser, que está sendo implantado na Prefeitura, permitirá o acompanhamento e gerenciamento dos projetos da Prefeitura. Conforme a titular da Sead, Elisângela Hoss da Silva, o novo sistema é composto por 15 módulos e deverá levar cerca de um ano para ser implementado.

Na semana passada, foi realizado o primeiro encontro entre a equipe da empresa Interact com servidores do município, que se reuniram para elencar as prioridades do município, indicar os responsáveis por cada fase do projeto e iniciar os trâmites da implantação do sistema. Neste primeiro momento, será implantado o sistema de gestão de projetos e serão feitas adequações para atender a Lei Geral de Proteção de Dados e Gestão de Risco, para que as normas legais e políticas de segurança sejam cumpridas com eficácia

Entre os demais módulos que serão instalados ao longo do ano, há ações que envolvem visão global do desempenho, painéis customizados de resultados, gerenciamento de escritório de projetos, canal de denúncias e elaboração, publicação e gerenciamento de toda a cadeia de documentos da prefeitura.

“O que estamos prestes a introduzir na gestão pública é uma ferramenta que proporcionará agilidade e profissionalismo e nos criará condições para que possamos gerenciar os processos e projetos municipais de uma forma mais dinâmica e em tempo integral. É um sistema tão amplo que também nos permitirá autenticar assinaturas e documentar cada ação do município, bem como criar indicadores. O Pacto Lajeado pela Paz é um dos projetos que deixará de ser manual e estará desenhado dentro do sistema, com seus respectivos objetivos, justificativas, resultados e indicadores”, disse Elisângela.

Nesta segunda-feira (16), foi realizada uma nova reunião técnica para apresentação dos módulos SA Project Manager, SA Risk Manager e Solução LGPD, que integrarão o sistema nesta primeira fase. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui