Número de estelionatos aumenta 143% em setembro de 2020 no RS

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram queda em homicídios, roubo a veículos e de furtos, na comparação com mesmo mês do ano passado.


0
Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

O número de estelionatos aumentou 143% no Rio Grande do Sul no mês de setembro, com relação ao mesmo período do ano anterior. Em setembro de 2019 foram registrados 2.010 casos de estelionato no estado, enquanto que em setembro de 2020, foram 4.892.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Público (SSP) na manhã desta terça-feira (13). “As pessoas estão utilizando mais a internet, para comercialização e compra e isso faz com que tenha um aumento”, explica a chefe de polícia do RS, Nadine Anflor. Nadine acredita que dois fatores proporcionaram o aumento expressivo nos registros.

“O primeiro deles é o momento da pandemia, que fez com que os estelionatos acontecessem mais, porque as pessoas estão utilizando mais, principalmente a questão de compras à distância, golpes de WhatsApp, clonagem de WhatsApp”, diz. Para ela, o segundo fator foi a facilidade de fazer o registro pela internet. “Quando observamos que estavam aumentando os crimes, tentamos divulgar as nossas delegacias, principalmente a online, facilitando o registro pra poder buscar e identificar quem são [os estelionatários]”, diz.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui