Nuvem de gafanhotos: conheça três filmes com referências às Pragas do Egito


0
Foto:Divulgação

Uma nuvem de gafanhotos, que chegou à Argentina e se aproxima do Brasil, tem preocupado as autoridades, mas também atiçado a imaginação de fãs de ficções que envolvem esse tipo de praga.

Na vida real, os insetos vieram do Paraguai e, por lá, destruíram lavouras de milho. No Brasil, eles podem chegar ao oeste do Rio Grande do Sul e, em menor escala de perigo, de Santa Catarina, oferecendo riscos às plantações desses estados.

A infestação de gafanhotos, que devoram tudo por onde passam, é uma das Dez Pragas do Egito, passagem bíblica que já serviu de inspiração para cenas de vários filmes. Além desses insetos, ataques de outros bichos também já causaram devastação na ficção.

‘O príncipe do Egito’ (1998)

https://www.youtube.com/watch?v=iiZrfAAWlPE

Clássico da infância de muita gente, “O príncipe do Egito” mostra a história por trás da passagem bíblica sobre a Dez Pragas do Egito.

A animação, inspirada no livro do Êxodo, conta a história de Moisés, desde a vida como príncipe adotado do Egito até sua missão de salvar os hebreus da escravidão do império egípcio.

‘A múmia’ (1999)

https://www.youtube.com/watch?v=bqqe8kSEBOg

No mais famoso filme de múmias dos anos 1990, uma aspirante a arqueóloga ressuscita acidentalmente um sacerdote egípcio amaldiçoado. Com isso, acaba liberando as Dez Pragas do Egito sobre a Terra, em cenas aterrorizantes.

‘Êxodo: Deuses e reis’ (2014)

https://www.youtube.com/watch?v=jexNaaN6v04

Mais um filme que conta a trajetória de Moisés, narrando o contexto da passagem bíblica sobre as pragas. Dirigido por Ridley Scott, ele chegou a ser proibido no Egito, depois de autoridades alegarem que a trama tem uma história “distorcida”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui