O êxito que você obteve no passado pode ser motivador em dias de pessimismo

Escolha o que deixar de fora


0
Dirce Becker Delwing, jornalista, psicóloga e psicanalista clínica (Foto: Tiago Silva)

“Roube como um artista”, de Austin Kleon, traz orientações para você aprender a se inspirar no trabalho daqueles que você admira e usar das suas próprias ferramentas para desenvolver o seu trabalho. O livro é de 2013. O autor mora no Texas, Estados Unidos.

Kleon fala que, hoje em dia, nada mais é original, genuíno. Tudo o que as pessoas desenvolvem utiliza algo que já foi criado ou é inspirado naquilo que já existe. Mas, isso não significa que você não possa inovar e descobrir os seus próprios gostos e mostrar sua personalidade. Algumas citações que estão na obra:

O que um bom artista entende é que nada vem do nada. Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes. Nada é totalmente original. Se estivermos livres do fardo de sermos completamente originais, podemos parar de tentar construir algo do nada e abraçar a influência ao invés de fugirmos dela.

Mastigue um pensador – escritor, artista, ativista. Estude tudo que há para se conhecer sobre esse pensador. Em seguida, encontre pessoas que esse pensador amou e estude sobre elas.

Escola é uma coisa. Educação é outra. Estando ou não na escola, é sempre sua tarefa de melhorar a educação. Você tem que ser curioso em relação ao mundo em que vive.

Colecione livros. Mesmo que não planeje lê-los no momento. Carregue um caderno e uma caneta com você aonde quer que vá. Copie suas mensagens favoritas dos livros. Rabisque enquanto fala ao telefone.

Mantenha um arquivo de aplausos. Ao invés de manter um arquivo de rejeições, mantenha um arquivo de aplausos. Não se perca nas glórias do passado, mas deixe-o por perto para quando precisar levantar o astral.

Escolha o que deixar de fora. Nessa era de abundância e sobrecarga de informação, aqueles que estarão à frente serão aqueles que souberem o que deixar de fora, para assim poderem se concentrar no que é realmente importante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui