Grupo Charrua intensifica expansão também com foco Santa Catarina

Grupo espera superar os R$ 2 bilhões de faturamento em 2021


0
Foto: Grupo Charrua/Divulgação

Conglomerado de seis empresas (Transportadora Arco, TRR Charrua Diesel, TRR Arco Diesel, Loja Arco, Arco Gás e Distribuidora de Petróleo Charrua) dos ramos de energia, logística e distribuição de combustíveis com sede em Lajeado (RS), o Grupo Charrua, que em 2021 vai superar os R$ 2 bilhões de faturamento, vem intensificando a sua expansão. Ainda sob o comando do fundador Elvidio Eckert, que completa 87 anos no final de julho – descendente de imigrantes alemães que, em 1968, criou a primeira empresa do conglomerado, a Arco Gás, para revender gás liquefeito de petróleo (GLP) –, o Grupo cresceu 40% nos últimos 12 meses e, para os próximos três anos, prevê um crescimento médio anual de 25% na distribuição de combustíveis e de significativos 90% no setor de gás natural.

Elaborado e implementado com o assessoramento da Bateleur, o plano de expansão tem como foco o estado de Santa Catarina, e está sendo efetivado por meio do crescimento orgânico, de aquisições e de eventuais parcerias societárias que permitirão ampliar a rede de 255 postos bandeirados para além das atuais 184 cidades gaúchas e quatro catarinenses. “Com o apoio da Bateleur, construímos este plano e mapeamos os municípios de Santa Catarina que apresentam características economicamente semelhantes àqueles nos quais temos, hoje, as nossas bases de desenvolvimento”, explica o fundador e diretor-presidente do Grupo, Elvidio Eckert.

Principal empresa do conglomerado, a Distribuidora de Petróleo Charrua estabeleceu como foco, desde a sua fundação, em 1996, os municípios de pequeno e médio porte posicionados nas regiões em que o agronegócio é o motor da economia local. Foi com essa estratégia que a Charrua se tornou a maior distribuidora regional do RS em número de postos bandeirados. “Antecipei um movimento, depois perseguido por outros players, que foi o de entender o potencial de áreas populacionais menores, mas de grande poder aquisitivo, onde margens são preservadas por conta de um ambiente concorrencial menos hostil e, também, onde o fator qualidade do produto, dos serviços e do relacionamento traz fidelidade, e de longo prazo”, analisa Eckert.

Pilares da expansão

Para apoiar o plano de expansão, o Grupo reposicionou a marca, modernizou a identidade visual e iniciou o processo de remodelação do layout dos postos. Em julho, foram apresentados o novo slogan – “Combustível para sua vida” – e a nova identidade visual – mais contemporânea, ela mantém as cores amarelo, vermelho e verde, além do índio charrua sobre o cavalo, que dá nome ao conglomerado. Desde o início do mês, um dos primeiros postos do Grupo, no centro de Lajeado, já funciona com o novo layout. AI/RC

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui