“O leite materno é padrão ouro, é o melhor alimento, tem tudo que a criança precisa”, afirma consultora

Joanna Moraes Telles diz que a média de amamentação no Brasil é de 54 dias, quando o indicado são seis meses.


0
Foto: Tiago Silva

Na Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2020, o Papos de Mulher recebeu neste sábado (8) para entrevista a Joanna Moraes Telles, consultora em amamentação, fonoaudióloga e pós-graduanda em cuidado materno infantil.

A data foi criada em 1991, quando a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saude (OMS) se reuniram para promover a Declaração do Inocente. “Era para ser um dia, e virou uma semana, e agora é o mês todo”, explica Joanna. No Brasil, a data é comemorada desde 1999.


ouça a entrevista

 


Neste ano, o tema é sustentabilidade. Conforme Joanna, a ideia é reforçar o aleitamento frente ao crescimento da indústria da fórmula infantil, com alternativas à amamentação. “O leite materno é padrão ouro, é o melhor alimento, tem tudo que a criança precisa”, afirma.

Ela diz que a média de tempo de de amamentação é de 54 dias no Brasil. A indicação da Organização Mundial da Saúde o aleitamento materno seja o único alimento que a criança consuma durante os seis primeiros meses de vida. “Só leite da mãe, nem água, nem chá. O leite materno tem tudo que o bebê precisa”, reforça Joanna Telles. “O tempo máximo é o tempo que a mãe decide, pelo corpo ser dela, ela decide como será”, lembra.


Marca lajeadense inova com máscara de tecido especial contra Covid-19

A marca lajeadense Podange Smart Clothes, já conhecida por produzir peças com tecidos que promovem a saúde e o bem-estar, agora inova lançando máscaras e camisetas elaboradas com tecido que possui proteção contra bactérias e vírus, incluindo o novo coronavírus. Em participação especial no Papos de Mulher, a diretora de marketing da Podange, Josi Müller, promoveu o sorteio de cinco máscaras!

ouça a participação

 


Estilo, por Douglas Petry

Todo sábado, o consultor Douglas Petry traz um conteúdo especializado em moda, arte, decoração, estilo e bom gosto.

Nesta edição, ele aborda a glamourização da negritude. Ouça!

 


Papos Com Quem Sabe

Neste sábado no quadro Papos Com Quem Sabe, temos a participação da psicóloga Carine Bernhard Duarte, especialista em psicologia clínica e terapia sistêmica. Na véspera da data, ela fala sobre o Dia dos Pais.

Ouça o quadro!

 


Alimentos que combatem o colesterol ruim

com Daniel Bortolini

Foto: Reprodução

O Dia nacional de combate ao colesterol, 8 de agosto, tem como objetivo alertar as pessoas os riscos para quem tem colesterol alto, bem como orientar para a sua prevenção. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 300 mil pessoas morrem por ano no Brasil em decorrência de doenças cardiovasculares, um dos grandes riscos do colesterol.


ouça o quadro

 


Uma alimentação saudável é fundamental para controlar o colesterol ruim. Para isso, é preciso seguir uma dieta à base de verduras, frutas, carnes brancas, fibras, azeite de oliva e hortaliças. O ideal é controlar o consumo de alimentos gordurosos, como carnes vermelhas, leite integral, queijos amarelos e frituras. É importante, sempre que possível, evitar o consumo de produtos processados, alimentos com um alto teor de gordura, açúcar e sódio.

As frutas auxiliam no combate do alto colesterol. Goiaba, kiwi, morango, laranja contêm vitamina C e são aliadas da saúde do coração, pois evitam a formação de placas de gordura.

As gorduras insaturadas, encontradas em peixes, colaboram na redução dos níveis de triglicerídeos. Os peixes são fontes de ácido graxo e ômega 3, tipo de gordura boa e insaturada. Ajuda no controle e redução dos níveis de colesterol total do sangue.

Os alimentos ricos em fibras insolúveis, como aveia, granola e linhaça melhoram a circulação e inibem a absorção de gordura.

As nozes e castanhas também possuem grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias.

Além de alimentação, a prática regular de atividade física traz benefícios para todos os indivíduos, independente da situação de saúde e patologias associadas.

Fonte: blog.saude.gov.br e todamateria.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui