“Natal é tempo de renovar à vida, a esperança e a alegria de viver”

Padre da Paróquia São Cristóvão de Estrela, Elias Geraldo Rech fala sobre o verdadeiro sentido do Natal.


1

Então é Natal. Hoje, quinta-feira, 24 de novembro, uma energia e agitação enorme toma conta das pessoas à medida que se aproxima a ceia e o tão esperado 25 de novembro. As pessoas parecem ser preenchida por uma mistura de sentimentos que envolvem alegria, ansiedade, nervosismo e uma lista de obrigações necessárias para que tudo fique perfeito neste dia de festa. Além da correria nas ruas para garantir belos presentes e uma linda e saborosa ceia.


ouça a entrevista

 


 

Padre Elias (Foto: Reprodução / Facebook)

No entanto, o verdadeiro sentido do Natal não tem nada a ver com este consumismo, explica o padre da Paróquia São Cristóvão de Estrela, Elias Geraldo Rech. “No Natal celebramos a chegada de Deus. Deus se faz um de nós e vem trilhar o caminho da história conosco. Quando ele vem ao encontro da gente é para transformar a nossa humanidade. É o encontro da humanidade de Deus com a nossa humanidade. É tempo de refletir sobre isso”, diz o religioso.

Segundo padre Elias, o verdadeiro sentido do Natal é olhar para Deus que se faz um de nós. Isso significa dizer que precisamos estar além da superficialidade de nossa prática comum. Deve ser uma busca constante por elementos que sejam duradouros e permanentes na construção das relações humanas. O verdadeiro sentido do Natal deve acontecer sempre como parte de nosso cotidiano e jamais como uma comemoração anual.

O próprio Papai Noel teve origem em São Nicolau, um bispo católico do século IV que viveu na cidade de Mira, onde atualmente é a Turquia. Ele é lembrado como um homem bondoso que presenteava as crianças no dia de seu aniversário, 6 de dezembro. “Depois o comércio o transformou nesta figura que conhecemos hoje. É importante lembrar da sua origem”, comenta o padre.

“Quando fazemos memória do Natal, não devemos somente celebrar o aniversário de Jesus Cristo.” Padre Elias diz que o Natal é tempo de renovar à vida, a esperança neste tempo de pandemia e a alegria de viver para as pessoas não fiquem presas nas correrias de final de ano e do dia a dia de todo o ano.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br


1 comentário

  1. Todos os dias deveriam ser de renovação de renovação, de amar, respeitar, ajudar a fazer um mundo melhor. Natal nada mais é que uma data fictícia criada para encher o bolso do comércio e iludir quem só pensa no próximo nesse dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui