O Natal também é delas: Mamães Noéis ganham cada vez mais espaço nos festejos natalinos

Confira ainda os quadros: Papos Com Quem Sabe, Estilo e Na Cozinha


0
Lia Schneider, Aline Silva e Ana Paula da Silva (Foto: Tiago Silva)

A cada ano que passa as Mamães Noéis ganham cada vez mais espaço nas festas natalinas. Diferente do Papai Noel, a personagem não tem origem no folclore ou na mitologia. Na realidade, foi apenas quando o bom velhinho se tornou uma figura popular e midiática, no começo do século 19, que sua esposa apareceu como uma criação de autores norte-americanos.

Para falar sobre a rotina e a magia de ser Mamãe Noel, Aline Silva recebeu na bancada do Papos de Mulher deste sábado (25), dia de Natal, Lia Schneider, de Teutônia, e Ana Paula da Silva, de Lajeado.


ouça a entrevista


 

Lia conta que atua há 14 anos como Mamãe Noel. Ela fez o curso em Gramado, na aldeia do Papai Noel, durante oito dias, onde aprendeu como se comportar com os turistas e os visitantes em geral. Seu começo foi triste e difícil, pois pouco antes de fazer o curso havia perdido uma filha em um acidente aéreo. No entanto, com o passar no tempo, as palestras do curso foram dando força para seguir em frente e parar de chorar, relembra.

“Quando eu voltei, já estava tudo programado onde eu entregaria os pacotes, em todas escolas.” A magia de ser Mamãe Noel, o contato com as crianças, a ajudaram a superar este momento difícil. “Com este ano, já entreguei mais de 8 mil caixas de bombons”, estima. Em Teutônia, não há aldeia. Ela vai nas escolas entregar os presente.

A lajeadense Ana Paula da Silva iniciou a trajar a personagem em 2018. “Foi com uma brincadeira que comecei, pois meu marido era Papai Noel, e um dia uma amiga me indagou, porque eu não me vestia de Mamãe Noel, já que eu o ajudava. Diria para ele.”, relata. Hoje, já são quatro anos realizando o trabalho. Já seu marido, o faz há 32 anos. “Tem sido muito grande a procura de outros municípios distantes em busca do trabalho dele.”

Ana Paula iniciou sua trajetória, justamente, no mesmo ano em que teve início a Aldeia do Papai Noel, em Lajeado. Desde então, atua no local. Revela que a Aldeia começou, em 2018, com o propósito de aproximar a figura Papai Noel das pessoas.

Antigamente, o Papai Noel era um personagem malvado e os pais atribuíam a ele a questão da correção. Se a criança não se comportava, leva varinha na perna. Então, as crianças tinham medo do Papai Noel. “De 2018 pra cá, a gente vem tentando modificar esta cultura.”

“Enquanto Noéis, a gente sempre tenta trabalhar a questão dos combinados. Por exemplo: entregar o bico. A criança deve entregar o bico no tempo dela. A gente combina que ela volte para entregar, quando realmente ela não precisar mais. Mas nunca vamos penalizar ela sem a entrega de um presente”, explica.

Ouça a entrevista e saiba mais!


Foto: Divulgação

Estilo, por Douglas Petry

O consultor de estilo Douglas Petry aborda conteúdo especializado em moda, arte, decoração, estilo e bom gosto.

Neste sábado (25), ele faz uma retrospectiva de uma moda que bombou em 2021: os anos 90 voltaram com tudo.

Ouça o quadro!


Carine Bernhard Duarte, psicóloga

Papos com quem sabe

No quadro “Papos com quem sabe” deste sábado (25), a participação da especialista em psicologia clínica e terapia semântica Carine Bernhard Duarte.

Nesta edição do quadro, ela fala sobre a superação dos conflitos que ocorreram em 2021, nas nossas vidas, e como isso nos faz crescer.

Ouça!

 


Na Cozinha: Sanduíche de abacate

com Daniel Bortolini

Ingredientes

  • 1 pão Ciabatta ou de sua preferência
  • 1/4 de cebola roxa média em tirinhas
  • 3 colheres (sopa) de maionese (de sua preferência)
  • 1 ovo cozido e picado
  • 1/2 abacate cortado em fatias
  • 1 tira de bacon
  • Suco de 1 limão (apenas para temperar o abacate)
  • Sal e pimenta-do-reino

Preparo

Cozinhe o ovo, pique e tempere com o sal e a pimenta. Grelhe a fatia de bacon em sua própria gordura e escorra em papel toalha. Descasque e corte o abacate em fatias pequenas, temperando com o suco do limão. Borrife com o suco de limão. Abra o pão e passe a maionese, espalhe o ovo picado e a cebola. Disponha o abacate por cima e finalize com o bacon. Sirva na sequência.

Receita e imagem: obagastronomia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui